quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

EXPOSIÇÃO FECO NA BEDETECA DE BEJA E BDPRESS - RECORTES DE IMPRENSA #103 – Texto de Pedro Cleto sobre as novidades da ASA, no JN de 12 de Janeiro 2010

O anúncio da exposição da FECO (FecoPortugal, Associação de Cartoonistas) na Bedeteca de Beja com início no próximo dia 16 (sábado). De seguida um pequeno texto de Pedro Cleto sobre as novidades da ASA a editar este ano. A notícia sobre o 2º volume de “A Menina de Bois-Caïman” deve referir-se à edição encadernada (capa dura), uma vez que o álbum já foi previamente lançado e distribuído com o jornal Público, no dia 9 (quinta-feira passada), na versão brochada (capa mole). Não deixam de ser boas notícias, não só para os fãs da mangá, como para os outros, especialmente no que refere a colecções iniciadas há anos e que a ASA parece ter encontrado agora condições de editar – refiro-me a “Bórgia”, de Jodorowsky e Manara e “Murena”, de Dufaux e Delaby…

A ASA enviou-nos entretanto o preview das capas de “A Menina de Bois-Caïman”2 e de “WarCraft”2, que rematam o recorte.



No próximo dia 16, Sábado, a Bedeteca de Beja abre as portas à Feco - Exposição de Cartoon, Caricatura, Ilustração e Banda Desenhada.

A exposição inaugura às 16h00 na Galeria de Exposições situada no 1º andar da Casa da Cultura de Beja, local onde se encontra instalada a Bedeteca.

Estarão presentes alguns autores. A entrada é livre.

Trata-se da primeira exposição com trabalhos exclusivamente criados pelos membros da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas, fundada há apenas um ano, mas já com assinalável actividade (a FecoPortugal tem participando em várias exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro, quer como entidade organizadora, quer como participante).

Ainda no mesmo dia, e após a inauguração da exposição, a FecoPortugal realizará a sua primeira Assembleia Geral, na Bedeteca de Beja, para apresentação do relatório e contas e plano de actividades para 2010.

O que é a FecoPortugal?

A FecoPortugal - Associação de Caricaturistas, é uma instituição sem fins lucrativos cuja finalidade é promover a arte da Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração, Cinema de Animação e expressões plásticas afins; pugnar pelo reconhecimento, dignidade, prestígio e justa remuneração profissional dos seus autores; defender os interesses, direitos e prerrogativas dos seus membros; promover e reforçar a solidariedade entre os seus membros; e fomentar o intercâmbio com organismos congéneres nacionais e estrangeiros...
Sem se subordinar, naturalmente, a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou outras...

Chama-se FECO, porque se constitui como o "braço" português da FECO - FEderation of Cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países abarcando um total de dois mil desenhadores.

Para mais informações visite fecoportugal.blogspot.com

De 16 a 31 de Janeiro, na Galeria de Exposições Temporárias (Casa da Cultura, 1º andar).
De 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30, e das 14h00 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.

Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
PORTUGAL

---------------------------------------------------------------------------



“JORNAL DE NOTÍCIAS” DE 12/01/2010.

NOVA COLECÇÃO DE CORTO MALTESE SAI NESTE ANO

Banda desenhada

A ASA prevê lançar durante este ano os primeiros tomos de "Dragon Ball", de Akira Toryiama (no primeiro semestre); "Yu-Gi-Oh", de Kazuki, e "AstroBoy" e "A princesa e o cavaleiro", ambos criações de Osamu Tezuka, "pai" da manga moderno. Neste mês, sai "Mú", nova colecção de Corto
Maltese.

Conforme revelou Maria José Pereira, responsável pelo departamento de BD da ASA, estas edições seguirão o modelo original "tankobon", a preto e branco, com cerca de 200 páginas por volume e sentido de leitura japonês, ou seja, do fim para o princípio e da direita para a esquerda, e permitirão finalmente descobrir em Português títulos relevantes de um género que chegou ao Ocidente há cerca de 20 anos e que detém quotas de mercado na ordem dos40 % na França, Espanha, Alemanha ou Estados Unidos.

Mas não só de manga viverá o catálogo de BD da editora. "Mú", de Corto Maltese, a grande criação de Hugo Pratt, surgirá a cores, com novas introduções e num formato ligeiramente inferior ao habitual.

A ASA propõe-se concluir neste ano pelo menos quatro das séries que tem em curso: "Passageiros do vento", de Bourgeon (neste mês); "Bórgia", de Jodorowsky e Manara (com dois tomos neste ano); "A teoria do grão de areia", de Schuiten e Peeters, e "Murena", de Dufaux e Delaby, e continuar com alguns títulos do seu catálogo, como Lucky Luke ou Dilbert.

F. CLETO E PINA



1 comentário:

  1. Boa onda! Venham mais direitos de manga original do Japão.

    Só um pequeno reparo não propriamente a este artigo do Pedro Cleto.

    Escreve-se Tankōbon, mas como nós não usámos o traço no "O" e "temos" a mania de acrescentar um acento no "A" em manga, deveria escrever-se Tankoubon. Isto é a minha opinião pessoal, até há bem pouco tempo ninguém sabia o que era isso do Tankōbon. ;)

    Também se escreve Shōjo (com um traço em cima do "O") e é traduzido, muitas vezes, para Shoujo

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page