terça-feira, 15 de junho de 2010

APRESENTAÇÃO DE “As Viagens de Loïs – Portugal”, de Luís Diferr (texto e desenhos) e Jacques Martin, Ed. Asa.

As Viagens de Loïs – Portugal, Luís Diferr e Jacques Martin
Edições Asa

Loïs é uma personagem de Jacques Martin, com quatro álbuns de histórias em banda desenhada, passadas na época de Luis XIV e publicados entre 2003 e 2009. A mesma personagem dá o nome a outra série, “Les Voyages de Loïs”, não de banda desenhada, mas de… viagens desenhadas, digamos assim. Isto na linha de uma outra série, mais conhecida, “Les Voyages d'Alix”.

Em 2006 foi editado o álbum intitulado “Les Voyages de Loïs - Versailles sous Louis XIII” e em Abril deste ano, já bem depois da morte de Martin portanto, foi editado “Les Voyages de Loïs – Le Portugal”, com texto e desenhos de Luís Filipe Diferr, ambos pela Casterman, este último é o que a Asa faz sair agora por cá, em português.

A ideia para a criação deste livro remonta a 2002, quando Jacques Martin veio a Portugal, para participar no Festival Internacional de BD da Amadora. Mas quem quiser saber melhor como começou esta colaboração de Diferr com Jacques Martin, pode ler AQUI uma entrevista com o autor português sobre o livro.

Trata-se portanto de uma viagem desenhada aos séculos XVII e XVIII em Portugal, focando especialmente a Lisboa antes do terramoto de 1755 e alguns monumentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento-Palácio de Mafra, o Convento de Cristo, o Aqueduto das Águas Livres, Palácios e Solares da época, etc… tudo isto desenhado e com algumas fotos de permeio.

É pois, um bom livro de apresentação histórica, de grande rigor documental e com ilustrações que permitem obter uma reconstituição visual com dimensão realista.

Devo dizer, contudo que o texto de Diferr apresenta um erro, no qual cai a esmagadora maioria dos portugueses: a de chamar rei de “Espanha” a Filipe II de Castela, Aragão e etc… Lembro que o termo “Espanha” (ou antes, Hispania) se referia à península Ibérica em conjunto – incluindo Portugal. O título de rei de Espanha só começou efectivamente a ser utilizado pelos monarcas Bourbons, em 1700. E, já agora, eu teria feito ressaltar o facto de o Palácio de Mafra ser maior que o do Escorial… só para franceses lerem, claro.

“As Viagens de Loïs – Portugal” é apresentado amanhã, dia 16, no Palácio Beau Séjour, Gabinete de Estudos Olisiponenses, pelas 16:30h.


Oferta de poster de Luís Diferr nos livros vendidos na FNAC.

Aqui ficam algumas imagens do livro e esboços de Diferr, incluídos na entrevista acima referida (em www.alixintrepide.org).


______________________________________________________________________

1 comentário:

  1. Só não entendo o porquê dessa loja, que maltrata os clientes e onde, por opção, nunca entro, ter sempre um bónus por parte da ASA.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page