segunda-feira, 14 de junho de 2010

VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA (5): AS ÚLTIMAS FOTOS + BDpress #131: Pedro Cleto sobre o FIBDBeja 2010 no JN

E aqui ficam as últimas fotos do Festival de Beja. O primeiro e o segundo grupos de fotos (o Tex de Hermann) foram sacados do Blogue português do Tex. Também no blogue de João Miguel Lameiras, Por um punhado de Imagens, se podem ver as fotos que ele fez por lá e ler o texto que escreveu sobre o festival. Por fim, fica a matéria de Pedro Cleto publicada dia 11 (antes do Fim da Festa, portanto) no Jornal de Notícias.


Não foram só os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá os únicos brasileiros presentes no Festival de BD de Beja. No domingo, dia 30, esteve também por lá Allan Goldman, que desenhou a BD “Coulrophobia” (sob argumento de Wilson Vieira), publicada no BDjornal #25. Allan Goldman, que está a passar uma temporada em Portimão com os pais e daí a facilidade de ter conseguido deslocar-se a Beja, trouxe consigo uma mão cheia de revistas ARCO Nº1, com “Comando V” (52 págs.), uma HQ desenhada por ele, sob argumento de JJMarreiro.


Allan Goldman, com o editor do Kuentro, na apresentação do BDjornal - Bedeteca de Beja...



A ARCO Nº1, com o “Comando V”, pode ser adquirida via email: contato@laboratorioespacial.com ou central_comandov@yahoo.com.br – o preço de capa é de € 4,00. Mais informações em www.laboratorioespacial.com

Fabio Civitelli recebeu dos textianos portugueses uma peça (idealizada por Carlos Moreira) comemorativa dos seus 25 anos a desenhar Tex. Ei-lo com Carlos Moreira e o grupo texiano que estava em Beja no domingo. Na foto de conjunto pode ver-se também (o segundo a contar da esquerda) Dorival Vítor Lopes, o editor da Mythos, a casa que edita Tex no Brasil.



E o fim da Festa...


___________________________________________________________________

Jornal de Notícias de 11 de Junho de 2010

FIM DE FESTA EM BEJA

F. Cleto e Pina

Até domingo, ainda é possível visitar as 21 exposições propostas pelo VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que durante 15 dias animou a pacata cidade alentejana. Satisfeito com a forma como tudo decorreu, Paulo Monteiro, o seu director, estima que o número de visitantes poderá “atingir os 8 milhares”. Últimas oportunidades, portanto, para apreciar a arte de Fabio Civitelli (que há 25 anos desenha Tex), dos gémeos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá ou dos menos sonantes Hippolyte, Dame Darcy ou Igor Hofbauer, o que comprova uma das linhas condutoras do evento desde o seu início: “juntar autores consagrados e alternativos no mesmo espaço”.

Isso não impede que Beja seja também espelho do que se vai fazendo por cá aos quadradinhos - 10 novos títulos foram lançados durante o festival, como o JN destacou esta semana – sendo também possível apreciar as pranchas de Jorge Coelho, Miguel Rocha, Regina Pessoa, João Fazenda ou do The Lisbon Studio, em exposições com a mesma montagem sóbria mas cuidada, em que apenas ressalta a ampliação de um ou outro desenho, para que sejam os originais a ter todo o destaque.

Da edição deste ano, Paulo Monteiro destaca o primeiro fim-de-semana, em que estiveram presentes todos os convidados, “que foi um momento mágico, com uma atmosfera muito boa”. A par da sua programação vasta e diversificada, esse é um dos pontos mais positivos do festival que, como resultado da sua média dimensão, possibilita e incentiva um intenso convívio, sendo possível com facilidade estabelecer uma conversa informal, trocar experiências ou até jogar uma partida de bilhar com o seu autor preferido!

Neste último fim-de-semana, destaque para o concerto de sábado, às 23h, na galeria do Desassossego, e para a festa de encerramento, no domingo, às 19h, mais uma oportunidade de convívio que inclui sorteio e leilão de edições e a apresentação de novos projectos.

Ao JN Paulo Monteiro revelou que a sétima edição terá lugar “de 30 de Maio a 12 de Junho de 2011” e que “já há está confirmada a presença do italiano, alternativo, Andrea Bruno, e do português Alberto Varanda, há anos radicado em França, onde tem desenvolvido a sua carreira”.
___________________________________________________________________

5 comentários:

  1. Viva Machado-Dias!

    Os meus parabéns pela excelente reportagem, bastante detalhada e representativa do que foi o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, reflectindo na perfeição o que foram esses dias! ;)

    Abraços!

    Paulo Marques

    ResponderEliminar
  2. Quem é o parolo vestido de cowboy?

    ResponderEliminar
  3. E quem é o parolo que quer saber?

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page