quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BDpress #170: Pedro Cleto no Jornal de Notícias – CID, BÍLIS EM ESTADO PURO + CATHY, O FIM AOS 34 ANOS

Jornal de Notícias, 23 de Agosto de 2010

CID
João Paulo Cotrim
Assírio & Alvim e El Corte Inglés

Divulgador e argumentista
Primeiro director da Bedeteca de Lisboa, João Paulo Cotrim – que, enquanto argumentista, tem tido experiências episódicas nalgumas destas artes – é um dos grandes responsáveis pela divulgação e credibilização da banda desenhada, do cartoon, do desenho de imprensa e da ilustração nacionais nas últimas duas décadas.

A OBRA DE AUGUSTO CID: BÍLIS EM ESTADO PURO

F. Cleto e Pina

Se mais méritos não tivesse – e tem, desde logo pela (mediática) chamada de atenção para expressões artísticas (cartoon, caricatura, ilustração) raras vezes suficientemente valorizadas para além da efémera existência nas páginas de jornais e revistas – o Prémio Stuart instituído pelo El Corte Inglés deu também origem a uma colecção de obras monográficas sobre os seus vencedores.

Por essa notável galeria do humor gráfico nacional já passaram clássicos - Stuart Carvalhais, Bordallo Pinheiro - ou contemporâneos cuja obra podemos admirar diariamente – João Fazenda, André Carrilho. Ou, ainda, clássicos contemporâneos, se assim se podem definir, como João Abel Manta ou, agora, Augusto Cid, vencedor em 2009 e tema do mais recente tomo.

Como os restantes, é da autoria de João Paulo Cotrim, cuja escrita nem sempre é fácil – e poucas vezes linear, com uma prosa de grande carga poética, que geralmente, sugere mais do que expõe – mas que, nesta colecção, tem reduzido os seus textos ao mínimo, avançando apenas pistas de interpretação e análise, destacando características ou técnicas ou inserindo o cartoon ou a ilustração no contexto – mediático, político, artístico – em que foi criado/publicado, dando assim o máximo destaque ao trabalho gráfico do homenageado, que se encontra em profusão nas cerca de duas centenas de páginas do livro.
Por isso, se Cotrim é o autor, o protagonismo pertence a Augusto Cid, de quem são mostrados cartoons, tiras e bandas desenhadas de diversas épocas e temáticas: ultramar, processos, Eanes, Soares, touradas, animais, mendigos, sexo, motas, auto-retratos… Para que o seu traço personalizado, seguro e sintético e o seu olhar mordaz, cruel, independente e provocador, cumpram o seu papel: divertir, revelar, acusar, apontar o nu. Porque Cid “mexe com o objecto, incomoda com a perspectiva e a caneta”; “o seu humor ultrapassou qualquer noção de bom ou mau: é bílis em estado puro” e “como bom cartoonista, ignora a culpa e aspira à mais absoluta liberdade”.

Como pode ser (re)descoberto nesta colectânea que, mais do que ser o culminar ou a súmula de uma carreira marcante, deve servir apenas como ponto de partida para novas viagens e explorações.





_________________________________________________________________

Jornal de Notícias, 21 Agosto 2010

CATHY, O FIM AOS 34 ANOS

F. Cleto e Pina

Cathy, a neurótica protagonista da tira diária de imprensa com o seu nome, viverá os seus últimos quadradinhos no próximo dia 3 de Outubro, após 34 anos de publicação ininterrupta.
Estreada em Novembro de 1976, esta banda desenhada que chegou a ser publicada diariamente em 1400 jornais e conquistou um Prémio Reuben em 1992, atribuído pela National Cartoonists Society, destacou-se desde logo por ser escrita e desenhada por uma mulher – Cathy Guisewite – e por ter como base algumas das questões que preocupam (especialmente) o belo sexo – aspecto, dietas, relações, trabalho - abordadas de um ponto de vista especificamente feminino.

Ao longo das suas tiras e pranchas dominicais, Cathy, uma mulher solteira, trintona, anafada, independente, neurótica, explorada no trabalho, insegura quanto ao sexo oposto, dividida entre a vontade de comer e a necessidade de dietas que não consegue cumprir, com dificuldades em aceitar o proteccionismo dos pais e as semelhanças com a mãe, divertiu gerações de leitoras, com quem partilhou diariamente as suas desventuras com Irving (namorado, ex-namorado, outra vez namorado e, finalmente, marido), os pais, os colegas de trabalho, o chefe prepotente ou a sua cadela.

Agora, mais de três décadas depois, a autora, nascida no Ohio, a 5 de Setembro de 1950, decidiu pôr fim a esta aventura gráfica, para se dedicar à família. Às fãs de Cathy - e aos fãs também – resta-lhes reler as muitas colectâneas, cronológicas ou temáticas, existentes, das quais mais de duas dezenas foram editadas em português pela Gradiva, com títulos sugestivos como “Pernas elegantes nem daqui a 30 anos”, “Os homens deviam vir com manual de instruções” ou “Melhor que chocolate só mesmo um par de sapatos novos”.



Cathy Guisewite desenha a Cathy
_______________________________________________________________

Todas as imagens, da responsabilidade do Kuentro.
________________________________________________________________

1 comentário:

  1. Inaugura hoje na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira a exposição WORLD PRESS CARTOON, Top 50 – 2010 onde estão reunidos os melhores cartoons de todo o mundo.

    A exposição é composta por três grandes áreas: desenho de humor, cartoon editorial e caricatura.

    O cartonista António Antunes fará uma visita guiada a todos os presentes.

    Esperamos por si.
    Obrigada.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page