quarta-feira, 24 de novembro de 2010

21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA / AMADORABD (12): EXPOSIÇÕES (7) – SEAN MURPHY – BEYOND KAWAII: 150º ANIVERSÁRIO DAS RELAÇÕES NIPO-JAPONESAS – AUDE SAMAMA: VISÕES DE PORTUGAL

Antes de mais, queiram dar atenção às páginas, que foram hoje actualizadas e cujos links se encontram aqui na coluna da direita: COMO E ONDE COMPRAR O BDjornal E O DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA - pequeno léxico disléxico; BDjornal À VENDA NAS LOJAS FNAC e COMPRAS POR EMAIL DO "BDjornal" E DO "DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA".

Prosseguindo com a publicação de fotos das exposições do 21º Amadora BD'2010:

SEAN MURPHY

Projecto de Cenografia: Gilberto Gaspar
Execução da Cenografia: Carlos Farinha, Eduardo Nunes e Gilberto Gaspar

A Kingpin Books editou OFF ROAD, de Sean Gordon Murphy, nascido em 1980, em Nashua, New Hampshire, EUA. Daí a exposição deste autor.





Imagens do livro, fornecidas pela Kingpin Books:




Sean Murphy em sessão de autógrafos

________________________________________________________

COLECTIVA ANIME (designação no Catálogo Geral)
A designação desta exposição, no Programa do 21º Amadora BD e no local, foi BEYOND KAWAII

Parceria com a Universidade Politécnica de Tóquio – Departamento de Anime
Comissária: Professora Suyama

Os portugueses chegaram ao Japão em 1543, portanto à 467 anos!!! Por isso, ninguém minimamente informado, entende esta referência ao 150º Aniversário das relações nipo-portuguesas, senão referindo-se ao 150º Aniversário da Assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal de 1860 – o qual não aparece na referência à data –, e que não é bem a mesma coisa de relações nipo-portuguesas (essas existem há 467 anos) e isso deveria ser explicado a quem visitasse a exposição. Falhas como esta, nas referências históricas, condenam muitas vezes as intenções com que são feitas as coisas, por falta de rigor. O Comissariado do Amadora BD, precisa de dar mais atenção a detalhes deste tipo, para tornar credíveis as afirmações que ostenta nos placards de informação.

Portanto onde está “150º aniversário das relações nipo-portuguesas”, leia-se “150º da Assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal”.





Um dos autores, Kim Hakhyun em sessão de “autógrafos”…
___________________________________________________________________

AUDE SAMAMA – VISÕES DE PORTUGAL

Parceria com a Maison des Auteurs, Angoulême
Projecto de Cenografia : Nuno Quá, Susana Lanceiro e Susana Vicente
Execução da Cenografia: Carlos Cunha, João Gouveia, Nuno Quá, Susana Lanceiro e Susana Vicente





Aude Samama, nascida em 1977, em Angoulême, França, foi autora dos álbuns “Amalia Rodrigues Nocturne", 2008 e «Lisbonne dernier tour» em colaboração com Jorge Zentner, "Les Impressions Nouvelles", 2010


__________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page