quarta-feira, 3 de novembro de 2010

LANÇAMENTO DIA 6, NO 21º AMADORA BD DO "DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA - pequeno léxico disléxico", DE LEONARDO DE SÁ

Será lançado no próximo Sábado, dia 6 de Novembro pelas 15h30, no Auditório do 21º Amadora BD (piso inferior do Forum Luís de Camões), o Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico, de Leonardo De Sá, editado pela Pedranocharco Publicações.


O Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico foi publicado parcialmente no BDjornal, entre os números 14 (Junho de 2006) e 25 (Maio de 2010). Os leitores do BDjornal sabem de que tipo de obra exaustiva se trata, mesmo tendo o conjunto sido inteiramente revisto para a publicação em livro.

Para o público em geral, convém talvez fazer uma pequena apresentação.

Como diz o próprio autor na Introdução: “O presente glossário enciclopédico comporta várias centenas de termos internacionais comentados e, quando relevante, colocados no seu contexto histórico, relativos aos quadradinhos e processos ou géneros afins — o que já tinha efectuado anteriormente com o investigador António Dias de Deus para o livro Os Comics em Portugal: Uma História da Banda Desenhada (1997), mas então de forma substancialmente mais simples. Mantive o estilo que adoptámos nessa primeira versão — entre a brincadeira, o duplo sentido e a seriedade enfadonha que caracteriza a maior parte dos dicionários —, porque me parece coadunar-se mais perfeitamente com a matéria estudada...

Para além das locuções portuguesas e estrangeiras próprias da BD, acrescentei muitas outras que têm com ela estreitas relações, a nível literário, gráfico, editorial, mediático ou outro — mas deixei, no entanto, de fora os vocábulos técnicos do desenho e aqueles que são de utilização demasiado limitada, por me parecerem de interesse mais restrito para a matéria em análise (…)”

Trata-se portanto de um léxico que ajuda a perceber do que falamos, quando referimos determinados assuntos relacionados com banda desenhada, quer se chame bande dessinée, comics, histórias aos quadradinhos, histórias em quadrinhos, fumetti, tebeos, mangás, manhwas, etc… Mais ainda, trata-se de um dicionário enciclopédico sobre a matéria – e por isso mesmo, de certa forma, um léxico disléxico: Leonardo De Sá explica em detalhe, ao longo das 202 páginas e das 378 entradas – com a ajuda de 123 ilustrações – do Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico, o significado das palavras e expressões, recorrendo à sua história e evolução. Daí também o seu grande interesse.

Vejamos também o que diz o jornalista do Público, Carlos Pessoa, no Prefácio ao livro: “Falta responder a uma questão prática: para que serve este livro? Basta desfolhá-lo para constatar que não é, obviamente, uma obra destinada a leitura corrida – como o seria uma sequência de textos de análise sobre autores, heróis, publicações ou escolas gráficas, por exemplo. Todavia, não se limita a ser uma mera fixação conceptual de termos e expressões – isso também lá está, obviamente – que dão sentido ao título. Leonardo De Sá foi mais longe, proporcionando informação substancial e detalhada sobre aspectos relevantes da própria banda desenhada, em termos históricos, estéticos ou outros (…) o que merece ser realçado é o contributo que a obra dá para sabermos do que falamos quando falamos de histórias aos quadradinhos (…)

Tudo o que ficou dito realça a singularidade do trabalho de Leonardo De Sá e ajuda a compreender o que distingue este livro de outras tentativas de fixar a “linguagem” específica deste meio de expressão. Este Dicionário é uma obra de consulta que deve figurar em qualquer biblioteca básica sobre banda desenhada. Seja qual for o uso que dele se faça, é garantido que trará ao conhecimento dos seus leitores mais do que uma surpresa (…)”

Listagem das 378 entradas:




Algumas das 202 páginas:










O "Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico", de Leonardo De Sá, estará à venda no 21º Amadora BD, no stand Pedranocharco, dias 6 e 7, ao preço especial de lançamento de €12,00 (preço posterior: € 16,00).


Formato, 16 x 23 cm, 202 págs.+capas, p&b c/ capa a cores.
____________________________________________________

O "Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico", pode ser também adquirido através do email bdjornal@gmail.com

__________________________________________________________________

1 comentário:

  1. Gostaria de adquirir esta obra mas não tenho possibilidades de me deslocar à Amadora. Será possível adquiri-lo de outra forma?
    Gostaria que no caso afirmativo me respondesse para lena.berardo@gmail.com para acertar pormenores.
    Agradeço desda já.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page