quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

BAZAR NO MERCADO FORNO DO TIJOLO & FEIRA LAICA (DIAS 10, 11 e 12)

DA CHILI COM CARNE RECEBEMOS O SEGUINTE COMUNICADO:


Convidamo-vos a conhecer uma festa num bairro tradicional de Lisboa: O Bazar no Mercado Forno do Tijolo (Anjos). Vai cruzar a venda tradicional de Praça (frutas, legumes, peixe) com exposições, venda de edições independentes e livros em 2ª mão (garantidas pela Feira Laica), artigos manufacturados (o denominado artesanato urbano), contadores de histórias, demonstrações de serigrafia e tipografia da Associação Oficina do Cego, concertos, leitura inesperada de poesia, mostra de cinema de animação e documentários, aulas abertas e demonstrações de ioga, artes circenses, teatro para jovens e dança criativa coordenadas pelo espaço SOU (associação sedeada na freguesia dos Anjos) e ainda gastronomia do mundo confeccionada por uma equipa da associação Solidariedade Imigrante.

Desafiamos também o público a conhecer o espaço encantador deste mercado lisboeta, entretanto esquecido como tantos outros, organizado como uma autêntica cidade ostentando traços arquitectónicos que remetem para os anos 50.

A entrada é livre e cá vos esperamos nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro.
Sexta-feira: 18h-24h
Sábado: 10h-24h
Domingo: 10 - 21h

(Concertos confirmados de Márcia, Minta, Eitr (Clean Feed), Felipe Felizardo,
Irmãos Collyer, Pedro Esteves. Mas há mais).

Informações:
Uma organização da Junta de Freguesia dos Anjos
chilicomcarne
Solidarieedade Imigrante

Entrevistas e dúvidas:
Hugo da Nóbrega
968 871 425


A Feira Laica irá acontecer entre 10 a 12 de Dezembro no Mercado do Forno do Tijolo, nos Anjos.

A Chili Com Carne convidou editores independentes portugueses e estrangeiros, a saber, o francês Albert Foolmoon e o sueco Mattias Elftorp.

O primeiro, Foolmoon, é um verdadeiro activista da cena independente: é ilustrador (ver resenha de um livro seu aqui), editor sob o nome Lézard Actif, promove as acções do DIY internacional através do site DIYzines, o evento Salon Fai-le Toi-même e a livraria / galeria Super Cagibi. Para completar este ramalhete, Foolmoon adora Lisboa, tanto que em 2008 quando nos visitou pela primeira vez até fez um livro sobre a street-art portuguesa (ver aqui).

Elftorp é o artista / escritor anarquista da série pós-apocalíptica e cyberpunk Piracy is Liberation e parte do duo Wormgod. Faz exposições sobre os horrores da sociedade capitalista, foi um dos fundadores e editores da revista / colectivo C'est Bon Anthology, sendo responsável actualmente pela colecção Dystopia.

Recentemente organizou o festival de bd Alt Com, em Malmö, dedicado ao tema "Sexo & Guerra".

Ambos terão exposições individuais!

De resto, as incrições para Feira Laica AINDA estão abertas, estando já confirmados:

A Mula + Arara
Associação Chili Com Carne
Averno
Clean Feed
Blam Blam
Contraprova
zine É fartar Vilanagem!
El Pep
Filipe Felizardo
Imprensa Canalha
Kriture
Leote Records
Lézard Actif (França)
Mariposa Azual
Mike Goes West
MMMNNNRRRG
Mosca
Oficina do Cego
Opuntia Books
Paracetamol + Mariana a miserável
Reject'zine
Soft Porn Coloring Book
Thisco
Ediciones Valientes + revista Argh! (Espanha)
Tiago Baptista
Wormgod + C'est Bon Anthology (Suécia)
zine Znok

Novidades editoriais:
- An Intrusive Black Circle, de André Lemos (Opuntia Books)
- Cleópatra #5, zine de Tiago Baptista
- É o Diabo!, serigrafia de Miguel Carneiro (Arara)
- Iceberg, de José Feitor (Imprensa Canalha)
- Jungle Machine, de Dayana Lucas (Arara)
- Mike Goes North, portfólio com André Cruz, Ana Torrie, Célia Esteves, Júlio Dolbeth, Marco Mendes, Nuno Sousa e Rui Vitorino Santos (Mike Goes West)
- More Songs About: Melómanos Arquivistas e Rouxinois, CD-R de Presidente Drógado (Leote Records)
- O Morto foi ao Baile - compilação de capas da colecção Grandes Mistérios, Grandes Aventuras : 1940-1960 (Imprensa Canalha)
- Oficina do Cego #2, v/a
- Subsídios para MMMNNNRRRG #1, v/a
- Talento Local, de Marcos Farrajota (Chili Com Carne)
- Znok #5 (nova versão), de Filipe Duarte




Frankenstein encore, 2009, filme de animação, 32', 16mm e video


Realização de Alex Baladi e Isabelle Nouzha.

Em francês com legendas em inglês

Adaptação da bd homónima (Atrabile; 2001) de Alex Baladi, autor suiço de bd com dois livros editados em Portugal, pela Polvo.

Estreia nacional: dia 12 de Dezembro, às 23h na Feira Laica.



E AINDA, nesse mesmo dia:

Clay Pigeon (7', 2005)
Hair (3,5', 2005)
Spitted by kiss (11', 2007)
de
Milos Tomic (Sérvia)


 
Ana Biscaia

Fechamos a programação da Feira Laica - com a feira per se, filmes de animação e os convidados estrangeiros e respectivas exposições. Mas há sempre situações de última hora! Temos mais uns convidados especiais, nomeadamente uma exposição de Ana Biscaia e ainda a vinda do peruano/espanhol Martin Lopez.

Biscaia (1978) é ilustradora e designer gráfica. Estudou design de comunicação na U. Aveiro, ilustração na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design (Estocolmo). Em 2010 foi distinguida pelo júri do Prémio Nacional de Ilustração pelo livro "Poesia de Camões para todos". Tem colaborado com diversas editoras portuguesas e suecas. O livro "O Carnaval dos Animais" foi seleccionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design.

Este ano participou na nova antologia da Chili Com Carne, Destruição ou bandas desenhadas sobre como foi horrível viver entre 2001 e 2010 e ainda no jornal alemão Jungle World.

Como o Martin atrasou-se a confirmar a visita e não poderá ter uma exposição embora isso não seja um problema porque virá cheio de material! De Valência, cidade onde vive trará a excelente revista Argh! e edições do seu projecto Gráfica Valiente, que desde o Inverno de 2006 tenta destruir o mundo destabilizando a economia europeia com os seus zines e serigrafias caseiras e, eventualmente, com exposicões. Edita o zine El Temerario, dedicado à ilustração, e Kovra, dedicado à bd com o segundo número ainda quentinho, além de apoiar outras auto-publicações como Usted de Esteban Hernandez e Buen Dolor de Álvaro Nofuentes. Do seu país natal, o Peru, trará ainda produção desse hemisfério...

Conhecemo-lo na tournê europeia da CCC, foi o responsável pelo mini-zine Combate (entre autores da CCC e autores espanhóis) e irá participar no livro da tournê - mas terão de esperar para depois da Feira Laica porque ainda está a ser feito...


____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page