terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BDpress #201: DESENHADORES PORTUGUESES NA MARVEL, por Joana Amaral Cardoso, no Ípsilon de 10 de Dezembro 2010


Público, suplemento Ípsilon, 10 de Dezembro 2010

MARVEL CONTA-NOS HISTÓRIAS DE WOLVERINE COM OS PRIMEIROS ESCRITOS DE UM PORTUGUÊS

Joana Amaral Cardoso

Hoje, há quase uma embaixada portuguesa na Marvel. Primeiro foi Ricardo Tércio a inaugurar com os seus desenhos a série especial "Avengers Fairy Tales", depois João Lemos ilustrou mais um conto de fadas Marvel com Vingadores à mistura, Nuno "Plati" Alves fez o mesmo e ainda tratou da saúde a um "!Iron-Man: Titanium!" e o jovem Filipe Andrade anda a desenhar que se farta para o gigante dos "comics" norte-americanos. Agora, mais uma primeira vez: João Lemos toma-se o primeiro português a escrever uma história para a Marvel. O seu "The Dust From Above", ilustrado por Francesca Ciregia e com Emily Warren como colorista, já está online. "A Marvel investiu este ano muito nos comics online. Antecipou-se ao iPad com uma aplicação que já existia antes dele e que é hoje uma das aplicações mais conhecidas" do tablet da Apple, explica o ilustrador e argumentista João Lemos ao Ípsilon.

A BD está na web e este formato, de oito páginas, é ideal para uma história a grande qualidade gráfica. Mais tarde,• ainda sem data firmada, "The Dust From Above" será editado no bom e velho papel numa história em que Wolverine, um dos mais icónicos personagens da Marvel e da sua família X (os X-Men), "é apenas o narrador - a história anda muito mais à volta do novo elenco dos X-Men", como explica João Lemos.

A oportunidade para dar o seu toque a Wolverine (em mais do que uma forma, mas lá iremos) veio por convite do editor da Marvel Michael Horwitz, que João Lemos conheceu em 2008 na sua ida à ComicCon de Nova Iorque acompanhado pelos suspeitos do costume: os igualmente bem sucedidos colegas supracitados, sob o olhar atento do videógrafo Paulo Prazeres, da DroidID. Lemos voltará, entretanto, a Wolverine desta vez volta a desenhar e logo na antologia "Wolverine: The Adamantium Diaries" número 1000. A acompanhar a escrita de Sarah Cross e as cores de Chris Chuckry, Wolverine visto por Lemos sai a 2 de Fevereiro de 2011. O homem das antologias " Mouse Guard: Legends of the Guard" é outra das suas experiências de 2010 – tem agora em mãos o projecto a solo "Heyday", continua a ilustrar as crónicas de viagem de Gonçalo Cadilhe e a observar com agrado fraterno o sucesso de Filipe Andrade. O jovem autor, outro português a cair nas boas graças dos caça talentos da Marvel, é já um colaborador regular da editora americana que há anos tenta diversificar os seus traços com talentos globais. Dos "X-23" a Capitão América/" Nomad", passando por "Iron-Man", caber-lhe-á agora toda uma série sobre um vilão recuperado - Onslaught, entidade nascida de um dos célebres confrontos entre o yin e o yang do universo X-Men, vulgo uma luta entre o vilão Magneto e o herói Professor X. Filipe Andrade desenhará a série de quatro tomos "Onslaught Unleashed", que começam a ser publicados em Fevereiro do próximo ano.

Avengers Fairy Tales, Ricardo Tércio

The Dust From Above, do blogue de João Lemos

Nuno Plati

Filipe Andrade, em Blogomatic3000

 Wolverine The Adamantium Diaries, do blogue de João Lemos___________________________________________________________ 


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page