terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EXPOSIÇÕES DE BANDA DESENHADA, ANIMAÇÃO E CARTOON

ÀS QUINTAS FALAMOS DE BD
NO CNBDI

No próximo dia 24, pelas 21h00, no CNBDI, Luis Salvado apresenta o livro E TUDO FERNANDO BENTO SONHOU, de João Paulo de Paiva Boléo, livro realizado a partir da investigação feita para a exposição comemorativa do centésimo aniversário de Fernando Bento,.e que esteve patente ao público no 21º AmadoraBD.

Esta iniciativa insere-se no programa de encontros Às Quintas Falamos de BD, que o CNBDI levará a cabo até Maio, todas as últimas quintas-feiras de cada mês, sempre às 21h00.

Na próxima 5ª feira convidamo-lo a tomar café connosco:

___________________________________________________

MONSTRA volta a trazer ao Museu da Marioneta os bastidores do cinema de animação

A partir da próxima quinta-feira, dia 24 de Fevereiro, cenários e marionetas dos filmes “Toile de Front/Fire Waltz” de Marc Ménager e Mino Malan e de “Dodu” de José Miguel Ribeiro vão estar no Museu da Marioneta, em Lisboa, para uma viagem diferente ao fantástico mundo da animação.

Na edição de 2011, a MONSTRA apresenta marionetas e cenários do filme francês “Toile de Front/Fire Waltz”, do realizador Marc Ménager e do compositor Mino Malan. Tendo como tela de fundo a primeira guerra mundial, “Toile de Front/Fire Waltz” parte da história de um grupo de soldados melómanos, que encontram nos "restos da guerra" materiais para fabricar instrumentos musicais e criar um agrupamento que dá esperança à sua missão e aos seus camaradas de “armas”. O conjunto de marionetas e os espaços cénicos, construídos com a ajuda de plasticina, são de uma expressividade e construção fabulosas.

Em simultâneo, a Monstra apresenta no Museu da Marioneta os bastidores da nova criação do prestigiado animador José Miguel Ribeiro, “Dodu” (2010), uma série de animação para crianças em 78 episódios de 5 minutos cada, vivida num mundo construído apenas de cartão reciclado, uma técnica já habitual nos filmes do realizador. Dodu é uma criança de cartão sensível ao mundo hostil em que vive, que gosta de brincar e de sonhar. De cada vez que arranha o seu caixote, Dodu tem sonhos tão bonitos que o levam (e a nós também) aos lugares mais fantásticos a que ele e a sua incansável imaginação chegam.

Inauguração 24 de Fevereiro, às 18h30. Exposição patente de 25 de Fevereiro a 30 de Abril:

_______________________________________________________

CARTOONS DE 2010

Inaugura no próximo sábado, 26 de Fevereiro às 18h a exposição (e lançamento do livro) "CARTOONS DE 2010" no Celeiro da Patriarcal em Vila Franca de Xira.

É uma iniciativa que todos os anos reune o trabalho dos cartoonistas António, Cid, Maia, António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio e André Carrilho.

Este ano contamos ainda com a presença do icónico cartoonista Wilhem que também terá exposição e livro editado.

___________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page