domingo, 3 de abril de 2011

BDpress #249: O 1º FESTIVAL DE ARTE SEQUENCIAL DA MADEIRA (Sandra Gonçalves no Diário de Notícias) + FOTOS DESTE FESTIVAL

Roberto Macedo Alves tem tido uma notável actividade como divulgador da banda desenhada na Madeira. Sendo proprietário da única loja especializada em BD, já realizou diversos eventos dedicados à sua divulgação, destacando-se as séries de “12/24 horas a desenhar BD” realizadas na própria loja, como a panóplia de actividades que anualmente promove durante as Feiras do Livro do Funchal.

Assim, não é de estranhar a organização deste Festival de Arte Sequencial, que contou com a presença do desenhador inglês David Lloyd, autor do desenho de V For Vendetta, com argumento de Alan Moore, além dos portugueses Filipe Andrade (autor do desenho de BRK e actualmente a trabalhar para a Marvel) e Roberto Gomes (autor do desenho de José Mendes Cabeçadas Júnior - Um Espírito Indomável, sob argumento de José Carlos Fernandes).

Aqui ficam um texto de Sandra Gonçalves no DN de 28 de Março 2011 e algumas fotos sacadas na página do Facebook do Madeira Sequential Art Festival.


II FESTIVAL DE ARTE SEQUENCIAL JÁ NA FORJA

Sandra da Silva Gonçalves
sandrag@dnotidas.pt

O 1º Festival de Arte Sequencial da Madeira, que se realizou este fim-de-semana, na Casa das Mudas, na Calheta, foi um sucesso. Roberto Macedo Alves adiantou ao DIÁRIO que a orpnização irá realizae a segunda edição do evento, fazendo assim a vontade dos amantes deste tipo de arte, que aderiramm em massa ao festival.

Um dos pontos altos da iniciativa foi o 'Workshop' de criação de Banda Desenhada (BD), que chegou a esgotar, de tanta procura, num total de 30 participantes. O que significa que as actividades que se realizaram, durante estes dois dias, em muito conuibuiram para que o festival tivesse tido uma boa aceitação do público.
Roberto Macedo Alves, da organização, destacou também a 'PechaKucha Night', que ocorreu no sábado, e que encheu o auditório de pessoas, que nãoo quiseram perder o discurso dos convidados-surpresa, nem tão pouco as fitas de Arte Sequencial que foram exibidas em conjunto.

O organizador do evento acredita que as pessoas foram mais 'ricas' para casa. Ou seja, se antes tinham a ideia de que a BD não passava de "bonecos para crianças”, agora estão certos de que este tipo de arte vai muito mais além daquilo que é óbvio. "Este era um dos nossos principais objectivos, reforçou, orgulhoso dos resultados.

Importa, no entanto, referir que a iniciativa trouxe ao Centro das Artes – Casa das Mudas, um dos maiores peritos em BD, David Lloyd, conhecido por ter criado “V For Vendetta”, em 1982. O artista chegou mesmo a expor cá pinturas originais criadas para a história, numa exposição que também já foi presentada em Londres e Barcelona.
_____________________________________________________________

 
  
 
 
 
 
 
Roberto Macedo Alves e o filho, com David Lloyd
 
David Lloyd
 
David Lloyd e Filipe Andrade
 
  
 
 
 


Stand da Livraria Sétima Dimensão na Feira do Livro do Funchal de 2009 - Concurso de Cosplay...
___________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page