quarta-feira, 20 de julho de 2011

INAUGURA AMANHÃ A EXPOSIÇÃO “HISTÓRIA COM HUMOR – A HISTÓRIA DE PORTUGAL NA OBRA DE ARTUR CORREIA E ANTÓNIO GOMES DE ALMEIDA” – NO CNBDI – AMADORA

A exposição 
HISTÓRIA COM HUMOR – A HISTÓRIA DE PORTUGAL 
NA OBRA DE ARTUR CORREIA 
E ANTÓNIO GOMES DE ALMEIDA 
comissariada por João Miguel Lameiras, inaugura amanhã no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI), na Amadora, pela 17 horas.



Aqui fica uma biografia sumária de Artur Correia e um texto publicado por seu filho Artur Correia Junior na internet, que pode também ser visto AQUI.

José Garcês, Artur Correia e Servais Tiago

ARTUR CORREIA

Lisboeta, nasceu a 20 de Abril de 1932.
Cursou na Escola Industrial Machado de Castro e, aqui mesmo se iniciou no desenho, participando no jornal de parede.
Primeiros Trabalhos: Seminário Juvenil "O Papagaio".
Entre outras publicações para onde Artur Correia tem colaborado, contam-se:
"Foguetão", "Zorro", "Pisca-Pisca", "Fungágá da Bicharada", "Mundo de Aventuras" e "Correio da Manhã".
Foi porém, no "Cavaleiro Andante", que se demarcou com bandas hilariantes que ficaram famosas, como por exemplo: "As Aventuras de Dom Cebolinha", "Tufão no México", "O Roubo do Elefante Branco" ou "O Neto de Robin dos Bosques".

"...quando era miúdo lia o Sr. Doutor e entusiasmava-me sempre com as histórias de teatro que lá apareciam. Então, com os meus irmãos e os vizinhos montávamos um palco no pátio do sítio onde vivíamos, colocávamos uma grafonola a tocar, e a vizinhança assistia às nossas representações. A paixão pelo teatro, desde aí, nunca me largou. Na primeira oportunidade formámos um grupo na igreja da Encarnação, onde apresentámos várias peças. Como nessa altura eu estava já ligado ao Camarada e à Mocidade Portuguesa, onde fiz também teatro de fantoches, era com facilidade que arranjava bilhetes e ia ver teatro. E um dia fui assistir a uma peça que me deixou maluco. Era "As velharias de Scapin" de Moliére. Interpretada, entre outros, pelo Pedro de Lemos, no Teatro Nacional de D. Maria II. Não descansei enquanto não peguei nela e a passei para um "teatro" com um palco de 4 metros de lado por 3 de fundo! E metemos o mesmo número de personagens lá dentro! No DN consegui ainda formar um grupo cénico e, a par das hq's, ainda tinha tempo para fazer teatro, representávamos peças de Edgar Marques e da Anita Patrício, uma série de dramalhões de faca e alguidar, que divertiam muito as pessoas pois nós íamos para o palco brincar a sério... Ao passar para a Telecine, era eu que me encarregava de organizar toda a parte de diversão para as festas de Natal. Aí, no "plateau" da empresa, chegámos a apresentar a peça de Fernando de Paços atrás referida, que pertencia ao teatro do Gerifalto..."

Depois de terem trabalhado, durante alguns anos, na Telecine-Moro, o director de animação Artur Correia decidiu trabalhar por sua conta e risco, com a intenção de produzir e realizar desenhos animados de entretenimento e publicidade.

Assim nasceu a Topefilme, em 11 de Maio de 1973. A equipa da Topefilme alcançou muitos êxitos no domínio do filme publicitário recebendo numerosos prémios em festivais internacionais, como os que se efectuaram em Buenos Ayres, Nova Yorque, Lisboa, Cannes, etc..

Mas o maior êxito foi obtido em 1967, nas Jornadas Internacionais do Cinema de Animação de Annecy, com o primeiro prémio na categoria de publicidade atribuído a O MELHOR DA RUA.

A Topefilme teve assinalável experiência na produção e realização de filmes educativos, contendo mensagens acessíveis para todas as camadas de público.

Títulos em destaque: A DIFTERIA, PARA MAL NÃO FAZER HÁ MUITO QUE APRENDER, PEÃO VERDE OU PEÃO ENCARNADO, CANTIGA DO PASSEIO e A CASA...

Houve encomendas muito significativas, o que aconteceu com a Organização Mundial de Saúde, ao financiar A HIPERTENSÃO; e com os Estúdios Moro, de Madrid, ao financiar a CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES INFANTIS.

Outro ponto de destaque foi a produção e realização de O ROMANCE DA RAPOSA, em treze episódios de treze minutos, exemplar adaptação do belo romancinho infantil do mestre Aquilino Ribeiro.

Realizador e autor de banda desenhada. Colaborou já em diversas revistas infantis e juvenis. No ano de 1965 inicia a sua actividade no campo do cinema de animação, tendo dois anos depois conquistado prémios em Veneza e Annecy.. Foi, também já distinguido em Bilbao, Cannes, Hollywood, Argentina, Zagreb, Lucca e... na sua terra natal: Lisboa. Em 1972 trabalho num dos filmes de uma série do veterano Robert Balser, em Barcelona. Um ano depois cria o seu próprio estúdio de animação, a Topefilme, onde a par dos filmes publicitários sempre procurou incrementar o desenvolvimento da curta-metragem portuguesa para cinema e televisão. Fez parte de vários júris internacionais. Actualmente contribui para a formação de novos valores para o desenho animado na EPI — Escola de Imagem e no estúdio Neurones-Portugal.

"...tinha 15 anos e estava a acabar o curso na Machado de Castro quando o primeiro trabalho foi publicado n'O Papagaio. Naquela altura as condições de pagamento eram de 7 escudos e cinquenta centavos (3.5 centimos) por ilustração e 20 escudos (10 centimos) por página ou capa. Bom para a altura!...comecei por ilustrar contos. Além das HQ's, alargava juntamente com um talentoso moço chamado Soares, os desenhos das histórias do Tim-Tim para virem publicados na página central. Nós é que fazíamos os acrescentos para transformar uma página única numa dupla. Ocasionalmente lá fazia uma capa. Isto em 1947 / 1948..."

"... a minha primeira história aos quadradinhos para O Papagaio foi A Ilha dos Fantasmase directamente em pedra litográfica! Em finais de 1947 entrei como aprendiz de desenhador litógrafo na Litografia Tejo, tomando então contacto com o desenho em pedra litográfica. Haviam dois sistemas de impressão. O sistema da máquina plana que imprimia sobre pedra e o offset, que o fazia em chapa de zinco. Enquanto a pedra imprimia directamente no papel, a chapa passava o desenho a um rolo de borracha e daí ao papel. Por isso na pedra desenháva-mos ao contrário e na chapa às direitas. Aproveitei a familiarização com a pedra para desenhar as ilustrações e as Histórias aos Quadradinhos..."

"...como publicação independente O Papagaio fina-se em 1949 mas passa a ser inserido nas páginas da revista Flama, dirigida por Frei Diogo Crespo e Mário Simas. Em 1951, acaba..."

"...em 1950 transito da Litografia Tejo para o Diário de Notícias. Fernando Cruz, um primo meu, trabalhava no DN..Daí o convite para ingressar na secção de litografia, recém inaugurada no edifício do Marquês de Pombal..."

"...o meu trabalho era litografar em chapa as capas da Colecção Policial do DN e fazer as cores, também em chapa, do Diabrete, que logo terminou para ser substituído peloCavaleiro Andante. Resta acrescentar que, nessa altura, além de desenhar capas, fazia as montagens em offset e rotogravura, sistema em que era impressa a revista de cinema Estúdio na qual comecei logo no primeiro número com anedotas. Quando comecei, a minha primeira ideia foi passar para a redacção, pois eu entrava lá e via um ambiente extraordinário gerado em parte por duas fantásticas pessoas: o saudoso A. S. Müller e uma senhora, Maria Amélia Bárcia, de rara sensibilidade. Esta senhora, era o braço direito de A. S. Müller e acompanhou as edições do CA até à sua morte. Era este ambiente e sobretudo o mexer e ver as histórias que chegavam que me encantavam. E então fui pedir ao Sr. Müller se ele não se importava que passasse para a redacção para fazer paginação e ilustração. Ele deve ter simpatizado comigo, acedeu e conseguiu a minha transferência. E continuava a colaborar com cartoons para o Mundo Desportivo, anedotas para o Almanaque do Diário de Notícias, quer dizer, todas as publicações do DN e ainda para o Camarada."

Artur Correia com Giannalberto Bendazzi




O texto que Pedro Cleto escreveu sobre Romance da Raposa, pode ser lido AQUI, no seu blogue.
_________________________________________________________

Imagens da responsabilidade do Kuentro
_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page