sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DIÁRIOS GRÁFICOS #3: WORKSHOP DE DIÁRIOS GRÁFICOS COM RICHARD CÂMARA


In Revista MONTEPIO (do Montepio Geral – Associação Mutualista), Verão 2011

DIÁRIOS GRÁFICOS 
COM RICHARD CÂMARA

Não perca o workshop de diários gráficos com o arquiteto Richard Câmara e desenvolva as suas capacidades de observação e desenho enquanto saboreia um passeio pela cidade de Lisboa.

O tema "Desenho em Cadernos", também conhecido por "Diários Gráficos", é o mote para, nos próximos dias 17 e 18 de setembro, participar numa iniciativa diferente que o Montepio realizará pela 7ª colina da cidade de Lisboa. Um passeio único que alia o desenho à capacidade de observação, sem esquecer o convívio e a oportunidade de percorrer uma das zonas mais típicas da capital lisboeta.

O objetivo é realizar um workshop que estimule uma prática de desenho sistemático e descompro¬metido em suporte de Diário Gráfico. Não deixe que a inexperiência em desenho ou a idade sejam impedimentos, visto que não existe qualquer exigência de formação ou desempenho físico. O workshop Diários Gráficos pela 7ª Colina: do Cais do Sodré ao Rato será orientado por Richard Câmara, arquiteto de formação, que desenha e ilustra profissionalmente desde 1995. Nascido em Bruxelas, em 1973, Richard Câmara participa em exposições, livros, conferências, workshops e encontros subordinados ao tema do Diário Gráfico.

DO QUE NECESSITA

Cada participante deverá munir-se de um caderno e de algo com que desenhar. Ou seja, um diário gráfico por estrear, na forma de caderno com 50 a 100 folhas, formato igual ou superior a A5 (21cmxl4,85cm), com folhas lisas (sem linhas). Não deve esquecer-se, também, de material para desenhar, como esferográficas, canetas de feltro, lápis de grafite, cera, pastel ou carvão, tinta da china, acrílicos, pincéis ou qualquer outro tipo de material que deixe um registo em forma de linha e mancha (tanto a preto como a cores), dependendo das suas preferências pessoais e imaginação.

O QUE É UM DIÁRIO GRÁFICO?

Também designado, no meio científico, por "caderno de campo", o Diário Gráfico é um livro ou caderno com páginas livres para esboçar e desenhar. Os artistas usam-no como suporte para diversos tipos de registos e referências que fazem parte do seu processo criativo. Tanto a forma como o conteúdo de um Diário Gráfico podem variar infinitamente, em função do tipo de caderno (encadernação, qualidade, dimensão, etc.) e das características do trabalho esboçado.

GOMO PARTICIPAR

DATA
17 e 18 setembro

VALOR INSCRIÇÃO
35 € por pessoa

DATA LIMITE INSCRIÇÃO
9 setembro

NÚMERO DE PARTICIPANTES
Mínimo 10, máximo 20

__________________________________________________________

DIÁRIOS GRÁFICOS DE RICHARD CÂMARA




________________________________________________________

Imagens da responsabilidade do Kuentro
________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page