sábado, 19 de novembro de 2011

FANZINE BDLP (BANDA DESENHADA DE LÍNGUA PORTUGUESA) LANÇADO NO AMADORA BD’2011

FANZINE BDLP #1 
- BANDA DESENHADA PORTUGUESA - 
LANÇADO NO AMADORA BD'2011


Foi lançado durante o Amadora BD deste ano um fanzine – o BDLP (Banda Desenhada de Língua Portuguesa) que pretende reunir, com periodicidade anual, autores de todos os países de língua portuguesa. O projecto nasceu durante o Luanda Cartoon de 2010 e foi concretizado este ano em co-produção do Grupo Extractus, de Portugal e o Olindomar Estúdios de Luanda. João Mascarenhas (português, nascido em Luanda e autor do célebre “Menino Triste”) e Lindomar de Sousa (angolano, um dos autores de “Cabetula” e um dos proprietários do Olindomar Estúdio) fizeram a apresentação informal.

De referir que o BDLP #1 esgotou no último fim-de-semana do Amadora BD’2011 e já vai na 2ª edição. O fanzine, cujo preço é € 5,00, pode ser pedido ao João Mascarenhas pelo amail: extractus@netcabo.pt



NOTA DE ABERTURA

A Banda Desenhada é uma das artes que acompanha o ser humano desde a mais tenra idade. Essa presença mantém-se durante toda a juventude e, naqueles que são privilegiados, durante toda uma vida. A paixão pela Banda Desenhada é algo que cruza continentes e oceanos. É exactamente essa paixão que reúne doze autores de três países lusófonos neste primeiro número do fanzine BDLP (Banda Desenhada de Língua Portuguesa). A ideia para a criação do BDLP nasceu em 2010, durante o Festival Luanda Cartoon, e a intenção é fazer um fanzine anual que englobe autores dos países lusófonos. Neste #1 colaboram Bocolo Daniel, Hermenegildo Pimentel, Júlio Pinto, Nelo Tumbula e Tiago Abrantes de Angola; Marcelo d'Salete do Brasil; Álvaro, GEvan, Joana Afonso, João Mascarenhas, José Dias e Rita Vilela de Portugal, sendo José Dias leitor da Universidade de Varsóvia (Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos) e do Instituto Camões naquela cidade.

Foi criado um blogue para servir de contacto mais imediato com os leitores do fanzine, e cujo endereço é http://bdlp.blogs.sapo.pt, já que é sabido existirem cerca de 34 milhões de internautas da língua portuguesa em todo o Mundo.

Nos próximos números do BDLP pretende-se ter as colaborações de autores de mais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Português é uma das seis línguas mais faladas no Mundo. Isso poderá fazer com que as Bandas Desenhadas em Português sejam também elas umas das seis mais lidas do planeta.

extractus@netcabo.pt

2011

Álvaro, João Mascarenhas, Lindomar de Sousa, Machai Ferreira e Tiago Mena Abrantes 
no Amadora BD'2011

Algumas páginas deste BDLP #1:

Joana Afonso

Marcelo D'Salete

 Júlio Pinto (Angola) - com argumento de Rita Vilela (Portugal)

 Álvaro

Bocolo Daniel & Hermenegildo Pimentel (Angola) com argumento de Rita Vilela (Portugal)

 Nelo Tumbula (Angola)

 João Mascarenhas 

GEvan

Contracapa e capa do BDLP #1

______________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page