sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

REVISTA BANZAI PREPARA A SAÍDA DO Nº2 ESTE MÊS

Aproveitando o lançamento do nº2 da revista BANZAI, previsto para o próximo dia 24, aqui fica o apontamento publicado na revista Visão, de 29 de Dezembro e algum material de divulgação desta publicação:



Visão, 29 Dezembro 2011

"BANZAI" À PORTUGUESA!
Nova revista de BD em estilo manga é produto nacional

Susana Lopes Faustino

Esta é uma boa notícia para os fãs de manga. Há uma nova revista no mercado e tem ADN português. O novo projeto editorial chama-se Banzai e é da responsabilidade do NCreatures, o único estúdio profissional no estilo manga em território nacional.

A ideia surge no seguimento das acções de formação gratuitas, do SEMPAI PROJECT, que a NCreatures foi dando ao longo de quatro anos nos diversos eventos dedicados à manga, cultura japonesa e BD, em que o estúdio esteve presente. Nestas acções e participações foram descobertos diversos talentos nacionais, que agora têm na Banzai uma oportunidade para ver publicados os seus trabalhos. A revista de tiragem trimestral está agora no número 1 (Nov/Jan), mas já teve a sua estreia num número 0. Na coordenação está Manuela Cardoso, que é também editora em conjunto com Mapril Santos e Ricardo Andrade. Em termos de conteúdos, vai encontrar muita produção nacional, embora a participação de autores estrangeiros esteja assegurada através de uma parceria da NCreatures com a Comic Party, da Dinamarca, e a Nosebleed Studios, da Suécia.

BANZAI
Revista trimestral, 104 páginas, € 5,50. A venda em exclusivo nas lojas Fnac.

__________________________________________________

 BANZAI, capas dos nº0 e nº1


Banzai é uma revista trimestral de banda desenhada no estilo manga.

Um projecto de autores portugueses que têm aqui a oportunidade de publicar as suas obras regularmente.

Teremos a participação ocasional de autores estrangeiros, como parte da parceria da NCreatures com a Comic Party da Dinamarca e a Nosebleed Studios da Suécia. A partir destas parcerias, os nossos autores irão ter as suas obras publicadas nestes dois países, também.

Neste momento, temos as séries regulares:
- “TMG - The Mighty Gang” de Joana Rosa Fernandes
- “Kuroneko” de Cristina Dias

Para além das séries regulares teremos sempre um espaço dedicado a novos talentos nesta área da banda desenhada que terão aqui a oportunidade de ver os seus trabalhos publicados. Na primeira edição, apresentamos a banda desenhada “Pandora Song” de Rita Marques e Inês Pott e um mini-showcase da autora Marta Patalão.

Para as próximas edições estão programados:
- “Sepultura 99” de Ana Santo
- “24 horas” de Marta Patalão
- “Last song” de Leonor Guerreiro, Marta Patalão e Sara Moura

A partir da Banzai #2 teremos a presença regular de “Miau Miau” de Natalia Batista, autora sueca e luso-descendente.

A ORIGEM DO PROJECTO

A Banzai surgiu no seguimento do SENPAI PROJECT. Este é uma acção de formação gratuita que a NCreatures fez durante quatro anos. Ao estar presente nos eventos de banda desenhada, manga e cultura japonesa estivemos a ver os trabalhos de vários jovens autores. Aos que apresentaram potencial e que tinham este estilo manga inato oferecemos tutelagem e servimos como mentores a ensinar o que fosse preciso, e dando acesso livre ao nosso estudio para aprenderem.

NCREATURES

É um projecto editorial da NCreatures, o único estúdio lisboeta no estilo manga. O nosso trabalho nas áreas do manga e da divulgação cultural, assim como a nossa proximidade com os estúdios japoneses de animação fizeram com que fossemos convidados para a JapanNET da Embaixada do Japão. Como referência, o trabalho na nossa revista periódica gratuita online Waribashi (http://www.waribashi.pt), com as temáticas da cultura japonesa. Em 2010, a propósito da comemoração dos 150 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e Japão, foi a NCreatures quem foi indicada para a realização do manga desta comemoração – “O Conto de Duas Saudades”. Convidámos Rui Zink para trabalhar connosco, e coube a ele o conceito original do manga, que seria desenvolvido em argumento e arte pela nossa equipa. Este pode ser lido em http://manga150.ncreatures.com

EQUIPA

Coordenação: Manuela Cardoso
Editores: Mapril Santos, Manuela Cardoso e Ricardo Andrade
Autoras: Joana Rosa Fernandes, Cristina Dias, Natalia Batista, Manuela Cardoso, Inês Pott e Marta Patalão entre outros
Nº Páginas: 104 páginas
Editora: NCreatures
Site: http://banzai.ncreatures.com
Venda: Exclusivo nas lojas FNAC de todo o pais.

Como nota, os autores que estão presentes na BANZAI estão a ser representados pela NCreatures (no fundo o nosso estúdio)
Esperamos que este tema seja do vosso interesse e que seja possivel divulgar nos vossos meios.

O site da publicação é http://banzai.ncreatures.com/ e a revista pode ser comprada em exclusivo nas FNAC de todo o pais.
Prancha publicada no nº1 da Banzai

Capa da revista online Waribashi

__________________________________________________

1 comentário:

 
Locations of visitors to this page