quarta-feira, 18 de abril de 2012

BDpress #337: A EDIÇÃO DE JUNHO DE DAMPYR (SERGIO BONELLI EDITORE) VAI PASSAR-SE NAS CAVES DE VILA NOVA DE GAIA – Pedro Cleto no J.N.

Jornal De Noticias, 14 Abril 2012

DAMPYR CAÇA DEMÓNIOS 
NO DOURO 
E NAS CAVES DE VILA NOVA DE GAIA

'Tributo di sangue", a publicar em junho, em Itália, desenrola-se em paisagens portuguesas

F. Cleto e Pina

A zona vinícola do Douro e as caves de Vila Nova de Gaia vão ser palco de uma aventura aos quadradinhos de Dampyr, "Tributo di sangue” a publicar em junho, em Itália, no número 147 da revista mensal com o seu nome.

A história, que "faz parte do ciclo dedicado a Thorke, um demónio da Dimensão Negra que leva os seus seguidores ao canibalismo", referiu, ao JN, o argumentista, Giovanni Eccher, "faz referência a vários aspetos histórico-geográficos do local em que é ambientada: o vinho do Porto e as caves de Vila Nova de Gaia, a especificidade cultural de Miranda do Douro e as perseguições aos judeus perpetradas pela população cristã e pela Inquisição portuguesa no seculo XVI.

A escolha desses locais fica a dever-se à impressão que causaram a Eccher "durante uma belíssima viagem a Portugal". Apesar de só conhecer a zona ribeirinha "como turista que passou ali alguns dias", considera-a "espetacular do ponto de vista cenográfico", tendo imaginado "no local uma cena de ação na ponte Luis I", que depois inseriu no argumento, onde há diversas personagens portuguesas e mesmo "um fantasma com um traje típico mirandense".

O desenho esteve a cargo de Maurizio Dotti que, confessou, ao JN, nunca ter tido o prazer de visitar a zona ribeirinha do Douro", embora a considere "certamente belíssima, a julgar pelas fotos" cedidas pelo argumentista, nas quais se baseou para a desenhar, tendo sido a sua maior dificuldade "tornar os lugares e os itinerários reconhecíveis".

Dampyr é uma personagem da Sergio Bonelli Editore.•

ESCOLHA DOS LOCAIS FICA A DEVER-SE À IMPPRESSAO QUE CAUSARAM AO ARGUMENTISTA

DAMPYR É UMA PERSONAGEM CRIADA POR MAURO BOSELLI E MAURIZIO COLOMBO, EM 2000.
_____________________________________________________________



________________________________________________________

Imagens da responsabilidade do Kuentro

________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page