quarta-feira, 23 de maio de 2012

BDpress #344: AUTORES PORTUGUESES DE BD NO MERCADO ESTRANGEIRO – Pedro Cleto no JN



AUTORES PORTUGUESES DE BD CONQUISTAM MERCADO 
Nuno Plati, Filipe Melo, Filipe Andrade e Paulo Monteiro publicados no estrangeiro 

Jornal de Notícias, 21 de Maio de 2012 

F. Cleto e Pina 

O que há de comum entre o Homem-Aranha, Dog Mendonça, John Carter de Marte e relatos autobiográficos? A resposta tem tanto de simples quanto de surpreendente: são escritos ou desenhados por autores portugueses e publicados no estrangeiro.

E se a edição de autores nacionais de BD fora de portas, nomeadamente nos EUA, já não é novidade, não deixa de surpreender como coincidem num espaço de tempo curto, várias publicações em meia dúzia de países.

Uma delas é a nova revista “Ultimate Spider-Man” acabada de chegar às lojas especializadas portuguesas. Baseada nas aventuras animadas do Homem-Aranha tem entre os autores Nuno Plati que, após diversas colaborações com a Marvel, surge “como desenhador regular do título” tendo já entregues “histórias para os três primeiros números”. Plati confessa-se triplamente satisfeito por “estar a trabalhar regularmente, para um público mais jovem e em algo relacionado com animação”.

Também para a Marvel trabalha Filipe Andrade, cujo trabalho mais recente foi “John Carter: A Princess of Mars”, cuja publicação terminou nos EUA em Março último, como introdução ao filme da Disney baseado no universo criado por Edgar Rice Burroughs. Bem acolhido pela crítica norte-americana, os 5 tomos da mini-série, que Andrade pensa serem o seu trabalho “mais importante em termos criativos, artísticos e de impacto público”, foram compilados num único volume, agora editado nos EUA, França e Espanha.

Trajecto diferente é o do detective do paranormal Dog Mendonça e do seu ajudante PizzaBoy, criados por Filipe Melo e desenhados pelo argentino Juan Cavia. Depois do sucesso em Portugal, onde os dois volumes com as suas aventuras editados pela Tinta-da-China já vão na 2ª edição, a Dark Horse Comics encomendou histórias curtas inéditas, “porque John Landis, o autor do primeiro prefácio, lhes enviou uma cópia do livro”. Inseridas na revista “DHP - Dark Horse Presents” no final de 2011, tiveram boa aceitação dos leitores, o que possibilitou que no início de Junho surja no mercado norte-americano “The Incredibles Adventures of Dog Mendonça and Pizza Boy”, que já “recebeu algumas boas críticas”, o que satisfaz Filipe Melo, que realça que “é bom saber que estamos a ser bem recebidos e que querem mais trabalhos nossos, especialmente em tempos difíceis como estes”. A edição brasileira correspondente, da responsabilidade da Devir Livraria, “está prevista para o fim do Verão”, devendo na mesma altura sair nos EUA "The Untold Tales of Dog Mendonça and Pizzaboy", compilação “das histórias escritas para a DHP”, revela Melo que adianta estar já a escrever o argumento do terceiro volume.

Finalmente, longe deste circuito mais comercial, pelo seu tom autobiográfico e intimista, apresenta-se "O Amor Infinito que te tenho", da Polvo, distinguido como Melhor Álbum de 2011 pelos Troféus Central Comics e pelo Amadora BD. Da autoria de Paulo Monteiro, que admite estar a viver “uma fase mágica da vida enquanto autor”, será em breve “publicado no Brasil pela Balão Editorial” e “em Fevereiro do ano que vem, no Reino Unido e na Irlanda, pela Blank Slate Books”. O que não impede que Monteiro, também director do Festival de BD de Beja, já esteja a “a trabalhar num novo livro, uma história com cerca de 130 pranchas” que pensa concluir “no final de 2014”.

(Caixa)
Outros projectos
As propostas que os autores portugueses de BD querem levar fora de portas não se esgotam nos livros apresentados.

Filipe Andrade, depois de uma paragem forçada de três meses devido a um braço partido, voltou “aos contactos estabelecidos em Angoulême, em Janeiro” havendo “algumas hipóteses de edição tanto em França como nos EUA”.

Jorge Coelho, que há dois anos participou em “Forgetless”, uma mini-série da Image, prepara “para a italiana Passenger Press “Odisea Nera", escrita por Valentino Sergi, que será publicado em Novembro no Festival de Lucca” e, em paralelo, desenha “a série "Suckers", um argumento de Eric Skillman” que surgirá “em Agosto, como webcomic no site Trip City”

Quanto a Ricardo Tércio, já com trabalhos publicados nos EUA e em França, dedica-se “a um livro da colecção Dofus Monster, escrito por Olivier Dobbs, para a editora francesa Ankama, que deverá sair em 2013”.


Nuno Plati

Filipe Andrade

 Filipe Melo

Paulo Monteiro

__________________________________________________________

Este texto também pode ser lido no blogue As Leituras do Pedro

Imagens da responsabilidade do Kuentro

__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page