sexta-feira, 22 de junho de 2012

BDpress #350: BANDA DESENHADA ANGOLANA – A REVISTA "KALIBRADINHOS" CHEGA ÀS BANCAS



EM LUANDA
A REVISTA "KALIBRADINHOS" CHEGA ÀS BANCAS 


Jornal de Angola, 13 de Junho 2012

Manuel Albano 

“Kalibradinhos” é o título da revista de banda desenhada do grupo Kalibrados, que foi apresentada no sábado, dia 16 de Junho, na Praça da Independência e no Belas Shopping, em Luanda.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Vui Vui, músico e integrante dos Kalibrados, disse que a revista faz parte do novo projecto de promoção e divulgação do novo disco do grupo, a ser apresentado ainda este ano.

A intenção, explicou, foi criar um projecto dirigido às crianças e adolescentes, com temas que abordem o incentivo aos estudos e respeito pelos valores morais. “Temos muitos adolescentes apreciadores das nossas músicas e algumas das canções não são dirigidas a essa faixa etária”, explicou.

Vui Vui disse que, depois de algum tempo ausente no mercado musical, o grupo Kalibrados reaparece com um projecto infanto-juvenil, de maneira a incentivar os adolescentes ao gosto pela leitura.

Com 28 páginas, a revista “Kalibradinhos” tem periodicidade mensal e levou um ano e meio a ser produzida em Angola. Em cada edição, vai ser apresentada uma história, com personagens a interagirem com os integrantes do grupo: Kadaff, Vui Vui e Laton.

O objectivo é também abordar vários temas sociais, como o ambiente, saúde, educação, moda e contos angolanos que ajudem a valorização e respeito pelos lavores morais e cívicos, de maneira a criar momentos de reflexão entre os jovens.

"A fuga às aulas"

Na edição de estreia da revista, os elementos do grupo escolheram o tema “A fuga às aulas”, que narra a história do jovem Vilito, que “arranjava sempre motivo para faltar às aulas”.

O jovem, conta Vui Vui, “dedica-se mais à música e esquece-se de dar atenção aos estudos”. Por este motivo, disse, “a personagem Vilito acaba por reprovar por faltas e os seus colegas Kalibradinhos (Kadaff, Vui Vui e Laton) aconselham-no a dedicar-se aos estudos”. 

Cada edição vai ter uma letra das músicas do grupo Kalibrados assim como jogos didácticos, quebra-cabeças, espaço de pintura e questionário sobre a história do grupo. 

 

Kalibrados é uma banda angolana de Hip-hop. A banda é composta por Mr. K., Vui Vui, MuKadaff e Laton – e deram os primeiros passos na música em Luanda. Laton nasceu em Portugal e foi o último a juntar-se aos colegas. Em 2005 estrearam-se em disco com‘Negócio Fechado’, registo de matriz hip-hop com influências latino-americanas e de samba. O êxito em Angola foi imediato e conquistaram vários prémios, incluindo o de álbum do ano. Apesar da curta carreira, os Kalibrados já abriram concertos para Missy Elliot, Busta Rhymes e Kanye West, entre outros.

Os Kalibrados estiveram nos dias 16 e 17 de Junho na praça da Independência e no Bellas Shooping, a comercializar a primeira edição da revista de Banda Desenhada Os Kalibradinhos, cujo os personagens foram inspirados nos membros do grupo e surge para incentivar a pratica da leitura aos mais novos e não só. 

___________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page