domingo, 10 de junho de 2012

NOVAS PUBLICAÇÕES NA LIVRARIA PEDRANOCHARCO ONLINE – SANGUE VIOLETA e CORTO MALTESE NO SÉCULO XXI



NOVAS PUBLICAÇÕES 
NA LIVRARIA PEDRANOCHARCO ONLINE 


SANGUE VIOLETA E OUTROS CONTOS 
de Fernando Relvas 
Prefácio de Paulo Monteiro (“É preciso é não ter medo da vida”)
Edição ElPep 
108 págs., a P&B, formato 23,5 x 17 cm 
Preço: € 12,00 

O livro “Sangue violeta e outros contos”, editado pela El Pep, reune as BD’s “Sangue violeta”, “Tax driver” e “Sabina” que foram publicadas no extinto semanário Se7e, entre os anos de 1982 a 1988. São as BD’s que mais marcaram a memória dos leitores do semanário. Um traço elegante e ágil, contrastado nas manchas negras num preto e branco nervoso e com um registo dinâmico do grafismo punk dos cartazes de concertos de música dos anos 80.

Fernando Relvas nasceu em Lisboa em Setembro de 1954. Começou a publicar bandas desenhadas no ano 1974, e em 1976 surge na Gazeta da Semana a BD “Chico”. Mais tarde publicaria na revista Fungagá algumas BD’s, “Uki o pequeno esquimó”, “Espaço 99 1/2″, “Chin Lung” e “O justiceiro do rio amarelo”.

Colaborou também em fanzines como o Gorgulho e O Estripador. Relvas colaborou em diversas revistas de BD: Mundo de aventuras, Mosquito, LX Comics, e em diversos jornais: O fiel inimigo, Pão com manteiga, Notícias da Amadora. Mas só começaria a ser célebre a partir da publicação (para uns a mais significativa de todas as suas obras) da BD “Espião Acácio” na edição portuguesa da famosa revista Tintin, tendo colaborado nesta revista, entre os anos de 1978 e 1982. Na revista Tintin publicou também as BD’s “Rosa delta sem saída”, “Cevadilha speed” e, um dos melhores contos negros vividos na periferia da grande cidade, “L123″. Com o fim da revista Tintin, Relvas inicia uma colaboração no extinto semanário Se7e que durou entre 1982 e 1988. É no Se7e que publica algumas das melhores experiências visuais em BD dos anos 80 e de escrita, em Portugal. No Se7e, publica BD’s a preto e branco e a cores: ”Sangue Violeta”, “Concerto para oito infantes e um bastardo”, “Niuiork”, “Sabina”, “Tax Driver”, “Herbie de Best”, “O diabo à beira da piscina”, “Nunca beijes a sombra do teu destino” e uma das mais caricatas personagens da BD portuguesa: “Karlos Starkiller”. Em 1993, editaria pela ASA o álbum “Em desgraça”, em 1995 editaria pela Livros do Horizonte o álbum “As aventuras de Pirilau – O nosso primo em Bruxelas”, “Çufo” para o grupo de trabalho do ME para as comemorações dos descobrimentos portugueses. Em 1997, o álbum “Karlos Starkiller” inauguraria a coleção Bedeteca, da responsabilidade da Bedeteca de Lisboa. Em 1997 Edita pela Mundo Fantasma o álbum “L123″ e “Cevadilha Speed”. Em 1999 colaborou na exposição “Uma revolução desenhada: o 25 de Abril e a BD”, da responsabilidade da Bedeteca de Lisboa, Centro de documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e do Centro de estudos socias da Universidade de Coimbra. Ausente na Croácia durante uma série de anos, no seu regresso a Portughal publica em 2011, pela Pedranocharco Publicações “Li Moonface”, versão a preto e branco e em português, do livro a cores e em inglês, com o mesmo título, que havia publicado na editora online Lulu.com.
Relvas publica actualmente webcomics no seu blog: http://urso-relvas.blogspot.pt/.

O BDjornal #27 (Maio de 2011) dedicou a Fernado Relvas extensa matéria, incluindo a mais actualizada e fiel Biobibliografia do autor.

Pranchas (acima), publicadas pelo autor no seu blogue Urso do Relvas


Amanhã, aqui no Kuentro: BDpress (recortes de imprensa sobre BD) do texto de João Miguel Lameiras no Diário As Beiras sobre Sangue Violeta

______________________________________________________

EFEMÉRIDE #5
CORTO MALTESE NO SÉCULO XXI 

Edição Geraldes Lino 
90 págs., a P&B, formato A3 (29,7 x 42 cm) 
Preço: € 25,00 

Autores das bandas desenhadas (desenhadores e argumentistas) por ordem alfabética: 

Alice Geirinhas; Álvaro; Ana Madureira; André Ruivo; ARechena (Andreia Rechena, Dona Zarzanga); Arlindo Fagundes; Carlos Páscoa; "Zíngr" (Carlos Zíngaro); Daniel Lopes; David Campos; David Soares; Falcato (Miguel Falcato); Ferrand (Ricardo Ferrand); Filipe Abranches; J. Mascarenhas; JCoelho (Jorge Coelho); Joana Afonso; João Chambel; João Sequeira (JAS); José Lopes; José Pedro Costa; Lam (João Pedro Lam); Luís Guerreiro; Luís Pedro Cruz; Machado-Dias; Marco Mendes; Maria João Careto; Mota (Pedro Mota); Nazaré Álvares; Nuno Saraiva; Paulo Monteiro; Pedro Massano; Pedro Nogueira; Pepedelrey (ElPepe); Regina Pessoa; Renato Abreu; Ricardo Cabral; Ricardo Cabrita; Roberto Macedo Alves; Rui (Rui Pimentel); Santo (Ricardo Santo, Ricardo Santo Machado); Susa (Susa Monteiro, Susana Monteiro); Tiago Baptista; Vasco Gargalo; Victor Mesquita. 

Capa: Regina Pessoa 
Contracapa: JCoelho / David Soares 
Design e paginação: Jorge Silva 
Tiragem 
150 exemplares 
Editor 
Geraldes Lino 
Apartado 50273 
1707-001 Lisboa

 A modesta contribuição do editor deste blogue em Corto Maltese no Século XXI

Geraldes Lino na Exposição Corto Maltese no Século XXI, no VIII Festival Internacional de BD de Beja'2012 (Foto de Cristina Costa Amaral publicada no Facebook)

____________________________________________________

CLICAR EM CIMA DO LOGOTIPO PARA ACEDER À LOJA:


____________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page