sexta-feira, 6 de julho de 2012

336º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA DE 3 DE JULHO DE 2012 – ANO XXVII



336º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 
DE 3 DE JULHO DE 2012 – ANO XXVII

A Tertúlia BD de Lisboa realiza-se há 27 anos, organizada por Geraldes Lino. Mas saberá toda a gente o que é uma Tertúlia? Vejamos o que diz a Wikipedia sobre o assunto:

"A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos.

Contudo, e como o jornalista português Belo Redondo disse, "a vida nacional gira à volta de uma chávena", numa referência inequívoca da importância das tertúlias em Portugal. As tertúlias foram "importadas" para Portugal de Paris, onde surgiram e se espalharam pelo mundo, associadas aos cafés. Cada café tinha uma, ou mais, tertúlias sobre temas diferentes. Paralelamente, os seus integrantes identificavam-se como pertencendo à tertúlia A ou B, numa clara divisão das águas entre correntes de pensamento diferentes.

Historicamente em Portugal o Chiado, dado o grande número de cafés aí existentes, assumiu a liderança em número de tertúlias; A Brasileira, o Nicola e outros receberam tertúlias com participantes tão influentes como Bocage, Alexandre Herculano, António Feliciano de Castilho, Almada Negreiros, Eduardo Viana, António Botto, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro ou Stuart Carvalhais entre outros. No Porto o Majestic, A Brasileira e o Guarany, eram os locais por excelência onde se reuniam intelectuais, artistas e políticos. Coimbra, Faro, na realidade qualquer cidade ou vila de Portugal, tinham nos seus cafés tertúlias, onde se discutia tanto a politica nacional ou internacional, o futebol ou o mais recente mexerico da terra.

Foram em torno destas tertúlias de café que a política e as artes portuguesas do século XIX e primeira metade do século XX se desenvolveram, pelo cruzar de opiniões, troca de ideias, apresentação e discussão de ideias e livros novos, etc. Com o advento do Estado Novo as tertúlias tornam-se o último reduto da discussão livre da censura, mas que com o tempo são cada vez mais espiadas pela PIDE. Um exemplo disto foi o Grupo do Café Gelo. Paralelamente, a melhoria das comunicações, nomeadamente com o advento da televisão, e o aparecimento de outros espaços, levaram ao desaparecimento gradual das tertúlias."


No entanto o autor desta entrada da Wikipedia, deveria ter corrigido que em Portugal já ninguém vai a uma Tertúlia só por um café e uma boa discussão. Actualmente, ou há jantar, ou a Tertúlia fina-se. E por haver jantar é que a TBDL dura há tanto tempo! Alguns dos actuais tertulianos ainda nem eram nascidos quando ela começou.

Ora neste 336º Encontro, o Convidado Especial foi Fernando Dordio. Como pela primeira vez em 16 anos de frenquência da TBDL perdi o Programa e a Biografia do Convidado Especial, tive que me socorrer do blogue de Geraldes Lino (http://divulgandobd.blogspot.pt/):

FERNANDO DORDIO
Biobibliografia

Assumido fã de cinema, Fernando Dordio apenas começou a interessar-se seriamente por banda desenhada em 2005, graças a ter travado conhecimento com obras de Frank Miller e Alan Moore.

Apercebendo-se então das potencialidades da BD e sentindo-se apto a participar nela como argumentista, concebeu um argumento e transformou-o num curto guião de dez páginas, de cariz policial, que mais tarde se transformaria no tomo inicial da obra C.A.O.S., tendo como personagem central José Franco, inspector da Polícia Judiciária, que voltaria a pôr em acção no caótico universo após um atentado terrorista em Lisboa.

Fernando Dordio, enquanto argumentista, tem a seu crédito a seguinte bibliografia:

- C.A.O.S. Livro Um, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Carlos Geraldes - Editora: Kingpin Comics (Out. 2006);
- C.A.O.S. Livro Dois, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Carlos Geraldes - Editora: Kingpin Books (Maio 2007);
- C.A.O.S. Livro Três, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Carlos Geraldes - Editora: Kingpin Books (Out. 2007);
- Agentes do C.A.O.S. Conspiração Ivanov, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Mário Freitas (Out. 2010) - Editora: Kingpin Books (Out. 2010);
- Agentes do C.A.O.S. Nova O.R.D.E.M., com desenhos de Osvaldo Medina e colorização de Mário Freitas - Editora: Kingpin Books (Maio 2011).

Fernando Dordio Campos, nascido em Évora a 4 de Agosto de 1978, é licenciado em engenharia informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

AS FOTOS:



Ora lá está: à volta do jantarinho é que a coisa acontece, ainda para mais se for com uma rodada de jaquinzinhos!!!





Geraldes Lino confere o material a sortear...

Sónia Oliveira e Cátia Alves trocam impressões...


João Amaral ataca a 3ª vinheta do comic jam, sob o olhar crítico de Crsitina Amaral...

Osvaldo Medina de volta de um autógrafo em Agentes do C.A.O.S. - Nova Ordem, que me calharia em rifa, mas não este exemplar autografado.


O Convidado Especial, argumentista Fernando Dordio, com Mário Freitas e Osvaldo Mediana


O sorteio do Agentes do C.A.O.S. - Nova Ordem que me calhou...



Mais um "Desenho na Toalha da mesa" para a colecção de Garaldes Lino...


A prancha do comic jam chega às mãos do Álvaro para a última vinheta...

A decisão em conjunto com o Hugo Teixeira?

Fernando Dordio na intervenção da praxe...

Andreia Rechena veio fazer uma visita quase no final da Tertúlia, aqui em pose com Luís Graça...


Resultado final do comic jam com a colaboração de :
1) Fernando Dordio, 2) Osvaldo Medina 
3) João Amaral, 4) Luís Valente 
5) Rui Batalha 6) Álvaro


OS PARTICIPANTES:

1. Alexandre Rodrigues 
2. Álvaro 
3. Ana Vidazinha 
4. Bruno Martins 
5. Cátia Alves 
6. Cristina Amaral 
7. Falcato 
8. Fernando Dordio - Convidado Especial 
9. Geraldes Lino 
10. Frederico Carvalho 
11. Helder Jotta 
12. Hugo Teixeira 
13. Isabel Viçoso 
14. Joana Andrade 
15. João Amaral 
16. João Antunes 
17. João Sequeira aka "JAS" 
18. Luís Graça 
19. Luís Valente 
20. Machado-Dias 
21. Manuel Valente 
22. Mário Freitas 
23. Miguel Ferreira 
24. Moreno 
25. Milhano 
26. Osvaldo Medina 
27. Pedro Bouça aka "Hunter" 
28. Pedro Vieira 
29. Rechena aka "Dona Zarzanga" 
30. Rui Batalha 
31. Rui Domingues 
32. Sandra Rosa 
33. Simões dos Santos 
34. Sá-Chaves 
35. Sónia Oliveira 
36. Vítor Nascimento

Comentário de Geraldes Lino em http://divulgandobd.blogspot.pt/ onde esta lista foi publicada: (Lista elaborada a posteriori e susceptível de ter falhas; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário).

_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page