terça-feira, 2 de outubro de 2012

XXIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA 2012 – AS EXPOSIÇÕES NO FÓRUM LUÍS DE CAMÕES




FÓRUM LUÍS DE CAMÕES
NÚCLEO CENTRAL DE EXPOSIÇÕES 

Rua Luís Vaz de Camões - Brandoa — T (+351) 214 948 642 Coord GPS: LAT 38°45'52.84"N / LONG 9°12'49.60"O Seg a Qui, Dom e Feriado — 10:00h-20:00 Sex. e Sab. — 10:00-23:00 

Autores Nacionais e Estrangeiros Sessões de Autógrafos Exposições 
Debates e Colóquios 
Feira do Livro — Novidades Editoriais — Espectáculos Musicais — Animação Infantil 

EXPOSIÇÕES 

A AUTOBIOGRAFIA 
NA BANDA DESENHADA 

Exposição central dedicada às várias e fantásticas dimensões de cada autor e das suas histórias em banda desenhada. A reflexão individual como reflexão social na BD contemporânea.

HOMEM ARANHA 


O Homem Aranha faz 50 Anos e a capital da banda desenhada recebe mais um super-herói e seus amigos. Uma exposição que não vai querer perder. Foram convidados alguns dos mais conceituados desenhadores do Homem Aranha para a Marvel, Mike Deodato (Brasil), e os portugueses Nuno Plati e Ricardo Tércio. 

Co-produção: Marvel, Fundação Franco Fossati e Museo dei Fumetto, del Illustrazione e del Immagine Animata, Milão.


 Nuno Plati e Ricardo Tércio

Mike Deodato

PAULO MONTEIRO

O Amor Infinito que te Tenho 


Página de O Amor Infinito que te Tenho

É o autor da ilustração que serviu de base à imagem global do Festival.
Está em destaque na edição deste ano com uma exposição sobre a sua obra e sobretudo o álbum O Amor Infinito que Te Tenho, premiado em 2011 com o troféu Melhor Álbum Português.

Paulo Monteiro

PORTUGAL, CYRIL PEDROSA


A primeira vez que Pedrosa visitou o país de seus pais foi em xxxx a convite de Luís Beira, Diretor do Salão de BD da Sobreda da Caparica. Mais tarde, e já em fase de produção do álbum Portugal, o autor fez parte importante da sua pesquisa sobre BD portuguesa no CNBDI. Em França Portugal foi prémio FNAC e no AmadoraBD será lançada a versão portuguesa, com a chancela das Edições ASA.

O autor estará entre nós nos dias 26 e 27 de Outubro.

Cyril Pedrosa



RICARDO CABRAL 

Newborn 10 Dias no Kosovo 



O livro Newborn 10 Dias no Kosovo que conquistou o troféu para Melhor Desenho de Álbum Português, em 2011, será o ponto de partida para esta exposição que apresenta o processo criativo deste livro e uma retrospetiva da sua obra.

Ricardo Cabral

INFANTE PORTUGAL 


Deriva de um fascínio pessoal de José de Matos-Cruz pelas histórias em quadradinhos que, aliado ao apelo da escrita acabou por gerar um universo múltiplo e peculiar. Conjugando fenómenos lúdicos e fantasistas com matrizes heróicas e simbólicas da qual se evidencia uma alusão crítica e irónica à sociedade vulnerável mas global.Participam neste projeto um conjunto tão vasto quanto diverso de ilustradores e desenhadores de BD.

Infante Portugal, des. de Daniel Maia

VICTOR MESQUITA

Eternus 9 



 

Um dos decanos da BD Portuguesa, Victor Mesquita, viu o seu álbum Eternus 9 A Cidade dos Espelhos ser premiado em 2011 com o troféu Melhor Argumento de Álbum Português. Em exposição estará, naturalmente, este seu último trabalho assim como o anterior Eternus 9 Um Filho do Cosmos. Distando 30 anos entre os 2 álbuns esta mostra permite ver como se mantém a identidade de uma série com métodos de trabalho completamente diferentes.

Victor Mesquita

ANA AFONSO 

O Lobo Prateado 



A Melhor Ilustração de Livro Infantil de Autor Português, foi atribuída a O Lobo Prateado, de Ana Afonso com texto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Ana Afonso tem um currículo artístico onde se incluem o desenho, a ilustração, a pintura e a gravura e é um pouco de todos estes trabalhos que será possível conhecer nesta exposição.


JOSÉ CARLOS FERNANDES 

Agencia de Viages Lemming 



Premiado com o troféu Melhor Álbum de BD de Autor Português Editado no Estrangeiro, a Agencia de Viages Lemming é um exemplo notável de talento e versatilidade, uma inspiração nascida em plena silly season. Feita para alegrar o Verão de um jornal, libertou-se das amarras do calor e condensou em livro. As suas portas estão agora abertas a todos os que através dela quiserem continuar a viajar, pela vida fora.

José Carlos Fernandes

ZEP 

Titeuf e Happy Sex 




E um autor suiço, de seu nome Philippe Chapuis. Como apaixonado que é pela música em geral e o rock em particular, adoptou o seu nome artistico em homenagem à banda Led Zeppelin. No AmadoraBD apresenta-se com duas das suas obras mais emblemáticas Titeuf, dedicado aos mais jovens e Happy Sex para um público adulto.

Zep

ANO EDITORIAL PORTUGUÊS

Apresentação de todas as edições de banda desenhada de autores portugueses em 2012.


CONCURSOS 

Em 2012 os concursos têm tema livre. Será, certamente, interessante observar o tipo de trabalhos e temas apresentados a concurso este ano nas categorias de banda desenhada e cartoon.

___________________________________________________________


1 comentário:

  1. Bem ilustrado "post", sim, mas olha que aquele desenhador que está ao lado do Nuno "Plati" não se chama Ricardo Tércio, é o João Lemos.
    Abraço.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page