sábado, 10 de novembro de 2012

XXIII AMADORA BD’2012 – PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA



XXIII AMADORA BD’2012
PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA

A apresentação do projecto “Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2013” quase coincidiu com a atribuição dos Prémios “Nacionais” de Banda Desenhada promovidos pelo Amadaora BD. Aqui fica o texto divulgado e algumas considerações mais abaixo.
_______________________________________________________________

"Imaginados e organizados por figuras ligadas à Banda Desenhada e ao jornalismo - André Oliveira (Zona), Inês Fonseca Santos (Câmara Clara), Maria José Pereira (Asa), Mário Freitas (Kingpin Books) e Nuno Amado (Leituras de BD) –, os novos PRÉMIOS PROFISSIONAIS DE BD são uma iniciativa que se pretende abrangente e dinamizadora e que não se esgote nos próprios Prémios, antes sendo uma montra e um motor permanente do que de melhor se faz da BD em Portugal.

Os PRÉMIOS PROFISSIONAIS DE BD distinguem-se por serem organizados por profissionais maioritariamente ligados à Banda Desenhada e envolvem o convite anual a um Grande Júri composto por 25 personalidades igualmente ligadas à BD, entre autores, jornalistas, divulgadores e investigadores. Caberá a esse Grande Júri a nomeação inicial das obras a concurso em cada categoria e a posterior votação dos vencedores em cada uma dessas categorias, que se centrarão em livros de autores portugueses de BD, publicados em Portugal durante o ano civil imediatamente anterior.

O período de avaliação das obras decorrerá até às nomeações em Março de 2013 e cada jurado é livre de nomear qualquer livro que se integre no regulamento dos Prémios, sem necessidade de qualquer exigência prévia às editoras de sugerirem ou submeterem obras a concurso. Estas, porém, serão convidadas a fornecer versões em PDF dos álbuns que desejem, para acesso privilegiado de cada jurado no site oficial dos Prémios.

O anúncio das obras nomeadas será feito em local público a divulgar, e a votação do Grande Júri decorrerá em seguida, com anúncio dos vencedores em cerimónia protocolar no Festival AniComics Lisboa 2013, a 11 de Maio, onde estará exposta uma selecção representativa das obras nomeadas, a repartir igualmente por livrarias e outros espaços que venham a aderir à iniciativa. Está já igualmente garantida a colaboração com a Bedeteca de Beja – assegurando-se a exposição ao público das obras vencedoras no Festival Internacional de BD de Beja, no final de Maio – e com o CNBDI, e consequentemente com o Amadora BD.

Durante as próximas semanas, serão divulgados mais detalhes e iniciativas ambiciosas relacionados com os PRÉMIOS PROFISSIONAIS DE BD." 
_______________________________________________________________

Embora havendo já duas premiações na BD portuguesa (os Troféus Central Comics e os Prémios “Nacionais” de BD do FIBDA), o aparecimento de mais uma premiação pode ser interessante. Pelo menos pelas inevitáveis comparações que promoverá. Resta esperar para ver como vão ser elaboradas as categorias destes prémios, sabendo nós da trapalhada que se estabeleceu nas outras duas e, como serão recenseadas as obras a apresentar a concurso. Teremos que aguardar pelos regulamentos.

Ver AQUI a proposta que apresentámos em 21 de Dezembro passado, para um regulamento tecnicamente correcto dos Troféus Central Comics. Claro que os TCC continuaram a apresentar evitáveis incorrecções em algumas designações das Categorias, como Melhor Arte (o uso indevido da palavra Arte na BD, à maneira pouco esclarecida dos americanos, é de palmatória), em vez de Melhor Desenho e, por outro lado, Melhor Publicação Técnica, em vez de Melhor Publicação Sobre BD, por exemplo e para não nos alongarmos no assunto, embora algumas outras questões merecessem reparo.

Mas, para sermos sinceros, esperávamos desta iniciativa anunciada (sem se divulgar o conteúdo), outra coisa que não uma nova premiação. Ainda para mais denominada Prémios Profissionais. Haverá neste país algum autor profissional da BD? Sem ser os que trabalham para Marvel, claro. Prémios Profissionais por serem engendrados por editores profissionais?

E como não concordamos em absoluto com a orgânica dos Prémios, ditos Nacionais, de Banda Desenhada, promocidos pelo FIBDA, não publicamos este ano a listagens dos mesmos como habitualmente, deixamos aqui a reportagem sobre o Festival, da TV da Amadora, que inclui a entrega dos Prémios.

Clicar em cima da imagem para ver a reportagem
_______________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page