sábado, 12 de janeiro de 2013

BDpress #388: AKIRA JÁ TEM TRÊS DÉCADAS – Pedro Cleto no J.N.



AKIRA JÁ TEM TRÊS DÉCADAS 

Jornal de Notícias, de 20 de Dezembro de 2012 

F. Cleto e Pina 

A 20 de Dezembro de 1982, a revista japonesa Young Magazine, estreava “Akira”, uma série da autoria de Katsuhiro Otomo, que, cerca de uma década mais tarde, iniciaria a invasão manga do ocidente.

Mas não é só por isso que, na véspera do anunciado fim do mundo, este manga pós-apocalíptico merece ser lembrado. Decorrendo em 2030, em Neo-Tokyo City, a antiga metrópole nipónica devastada por um cataclismo, “Akira” é uma longa saga com quase 22o0 pranchas que se desenrolam ao ritmo vertiginoso das motas em que Kaneda, Tetsuo e os seus amigos rolam nas auto-estradas semidestruídas, perseguidos pela polícia local, o exército norte-americano e forças misteriosas nada institucionais. O objectivo, comum a todos, é encontrar Akira, uma força da natureza que se revelará um simples menino com poderes paranormais extraordinários.

Quase uma década mais tarde, Estados Unidos, primeiro, França e Espanha, de seguida, e, aos poucos, todo o ocidente dos quadradinhos começariam a descobrir as pranchas originais de Otomo, coloridas especialmente para essa edição ocidental, realistas, ultraviolentas, plenas de dinamismo e acção, acentuados pelo uso de linhas de movimento, um traço ágil e cativante e uma intriga densa e irresistível. Com algum atraso, “Akira” teve também edição integral em português, em 19 volumes publicados entre 1998 e 2004 pela Meribérica-Líber.

Não sendo o primeiro manga publicado nos EUA ou na Europa, foi aquele que provocou a posterior avalanche que permitiu descobrir “Dragon Ball”, “Death Note” ou “Yu-Gi-Oh!” (para citar apenas títulos recém-editados em Portugal) e uma forma diferente de narrar aos quadradinhos, que hoje é responsável por 30% a 50 % do total de edições de BD nos principais mercados ocidentais.

“Akira”, que se prolongou em entregas semanais até Junho de 1990, antes da sua conclusão aos quadradinhos daria origem a um videojogo e à longa-metragem homónima, dirigida pelo próprio Otomo, em 1988, com desenvolvimento e final diversos, mas que também teve bom acolhimento.



Katsuhiro Otomo



__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page