terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BDpress #349: THE LONE RANGER ESTREOU-SE HÁ 80 ANOS - PEDRO CLETO NO J.N.



THE LONE RANGER
ESTREOU-SE HÁ 80 ANOS 

Jornal de Notícias, 30 de Janeiro de 2013 

F. Cleto e Pina 

Distinguindo-se pelo conhecido grito “Hi-Yo Silver! Awaaay!”, The Lone Ranger, celebrizado pela BD, a televisão e o cinema, estreou-se há 80 anos como… folhetim radiofónico!

Criação de Frank Striker, contava como um grupo de rangers tinha sido chacinado pelo bando de Butch Cavendish, deixando um único sobrevivente, John Reed, salvo por um índio chamado Tonto. Uma vez restabelecido, escondendo a sua identidade sob uma mascarilha negra, decide dedicar-se a perseguir criminosos.

Estreado na emissora WXYZ, de Detroit, The Lone Ranger tornou-se extremamente popular, tendo-se multiplicado os artigos de merchandising nele inspirados. Dois anos depois, era adaptado por Striker para romances populares ilustrados por Hal Arbo, e em 1937 as salas de cinema mostravam um seriado com as suas aventuras, interpretado por Stanley Andrews e Victor Daniels. No pequeno ecrã, protagonizou 221 episódios entre 1949 e 1961.

Antes, em 1938 seria a vez das histórias aos quadradinhos, com Striker a escrever a tira diária e a prancha dominical, desenhadas por Ed Kressy que rapidamente cedeu o seu lugar a Charles Flanders, que deixaria uma marca indelével na personagem.

As suas aventuras em BD, publicadas até 1971, chegariam a Portugal nos anos 50 – com o herói rebaptizado Mascarilha, Zorro ou Bronco Bustin – nas páginas do “Condor Popular”, “Colecção Audácia” ou Mundo de Aventuras”, tendo tido mesmo um título próprio, já nos anos 70.

Agora, depois das longas-metragens de 1956, 1958 e 1981, o cavaleiro solitário vai regressar pela mão da Walt Disney Pictures, estando agendada para Junho deste ano uma película dirigida por Gore Verbinsky e protagonizada por Johnny Deep, Armie Hammer e Helena Bonham Carter.






 Jack Clayton Moore (The Lone Ranger) e Jay Silverheels (Tonto) na série de TV

Johnny Deep (Tonto) e Armie Hammer (The Lone Ranger), no filme a estrear este ano

Este texto pode também ser lido no blogue As Leituras do Pedro

_________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page