quinta-feira, 14 de março de 2013

BDpress #355: SÉRIES AOS QUADRADINHOS - DA TV PARA A BANDA DESENHADA



SÉRIES AOS QUADRADINHOS
DA TV PARA A BANDA DESENHADA

Diário de Notícias, 19 de Fevereiro de 2013 

Tendência. Já estávamos habituados a ver personagens desenhadas ganharem vida quer no cinema quer na televisão, mas o poder cada vez maior das séries de televisão e dos milhões de seguidores que geram no mundo global leva-nos em sentido contrário: a adaptação de argumentos e passagem de personagens para o mundo da banda desenhada. O êxito é garantido e até os gigantes como a Marvel não o dispensam 

Fernanda Mira 

Os últimos meses têm sido férteis para quem gosta de ver séries e para quem gosta de ler banda desenhada (BD). Num primeiro olhar, estes dois universos podem parecer distantes, o certo é que o fundamento do seu sucesso é o mesmo: seguidores acérrimos que não perdem um episódio ou uma prancha e que gostam de se rodear de todo o material que diga respeito ao herói ou argumento que mais lhe agrada. Esta fidelidade representa dinheiro. Muito dinheiro. E é isso que as produtoras de televisão e as editoras de BD desejam.

Se a adaptação de grandes sucessos da banda desenhada ao pequeno ecrã não nos são estranhos - Smalville ou Arrow -, no momento a tendência começa a ser a inversa: os personagens de carne e osso ganham o traço e as cores da BD. Não é por acaso que um dos maiores gigantes do mundo 'dos comics - a Marvel - tem agendado para o final deste mês de fevereiro um dos seus maiores eventos do ano: a chegada de Dexter ao mundo da BD. Tudo está a ser feito no maior secretismo e, até ao momento, só sê conhece uma imagem (a que aqui publicamos). O entusiasmo cresce à medida que os fãs fazem perguntas e as respostas não são respondidas. Pegando nos exemplos das produtoras de séries, a Marvel nem sequer revela se o desenho corresponde à transposição para o papel do serial killer mais amado do planeta ou se um dos vilões que lhe vão dar luta. Nas sinergias de Dexter nada é deixado ao acaso: as história são escritas pelo autor da obra original: Jeff Lindsay. Também o efeito de exclusividade é potenciado com a Marvel a garantir que serão feitos apenas cinco álbuns.

Para ler e acima de tudo ver, estão disponíveis no mercado as adaptações de Castle - também pela Marvel e com ilustrações a cargo de Lan Melina - e até a britânica Downton Abbey ganhou a vida em quadradinhos. Curioso é o facto de o autor, o ilustrador Kyle Hilton, ter transformado o mordomo Bates em agente secreto. Sem o apoio dos gigantes dos comics a obra está disponível na Amazon.

Outra ligação original é da produtora AMC ao ilustrador Dan Panosian. Para a aguardada estreia da sexta temporada, Panosian respondeu ao desafio: e se Mad Men fosse uma novela gráfica? O resultado superou as expectativas e os milhões de fãs da série estão rendidos ao talento do ilustrador e exigem que eles se transformem rapidamente numa história. Para aproveitar a tendência, a IDW Publishing, em parceria com a Twentieth Century Fox Consumer Products, prepara para junho a edição da terceira versão de Ficheiros Secretos. Dez anos após a sua "morte", Mulder e Scully voltam para nos fazerem "acreditar".

UNIVERSO 'WALKING DEAD': ANTES DE SER JÁ O ERA



INESPERADO - É a série do momento e já passaram dois anos sobre a sua estreia (31 de outubro de 2010). O que começou por ser uma graphic novel (novela gráfica, em tradução literal) criada por Robert Kirkman e lançada em 2003 pela Image Comics, estava destinada a um público muito restrito, pois surgiu num momento em que os vampiros ganhavam em interesse aos zombies, transformou-se num argumento com personagens de culto que conquistam milhões de seguidores em todo o mundo. O universo do mundo zombie é o tema central e motivo para a luta do polícia Rick Grimes contra o holocausto provocado por estes seres devolveu à banda desenhada inicial um novo fôlego e os verdadeiros seguidores comparam cada cena com cada prancha. Uma interação difícil de repetir.

Em Portugal a Devir já editou os primeiros quatro volumes da série

FICHEIROS SECRETOS



» Primeiro episódio: 10 de setembro de 1993 » Número de temporadas: 9 (202 episódios) » Último episódio: 19 de maio de 2002 » Prémios: 71 vitórias em 147 nomeações para prémios de televisão »Para ver: em DVD, não está em exibição na TV » A série arranca quando uma agente do FBI, Dana Scully, também formada em medicina, é escolhida para acompanhar o agente especial Fox Mulder nos misteriosos casos que este investiga. O objetivo é olhar de forma científica para as teorias apresentadas pelo agente especial e, acima de tudo, vigiá-lo. Mas esta é a história de um dos casais mais carismáticos da televisão na década de 90, cuja química foi vezes sem conta imitada.

DEXTER


» Primeiro episódio: 1de outubro de 2006 »Número de temporadas: 7 (84 episódios) »Estreia da próxima temporada: junho 2013 > Prémios: 33 vitórias em 109 nomeações para prémios de televisão »Para ver: Fox » Baseada na obra de Jeff Lindsay, Darkly Dreaming Dexter, a série tem como protagonista um especialista forense em amostras de sangue, que trabalha para o Departamento de Polícia de Miami. Mas Dexter esconde um segredo. Ele é um serial killer que mata os assassinos que a polícia não consegue prender. Esta identidade dupla e constante luta entre o bem e o mal é escondida de todos, incluindo da sua irmã, namorada e companheiros de trabalho.

MADMEN


» Primeiro episódio: 19 de julho de 2007 » Número de temporadas: 5 (65 episódios) » Estreia da próxima temporada: 7 abril 2013 » Prémios: 62 vitórias em 154 nomeações para prémios de televisão » Para ver: DVD, não está em exibição na televisão » "Não importa o que és. O importante é como o vendes..." É sob este lema que acompanhamos a atividade de uma agência de publicidade nos anos 60 do século passado, e seguimos o misterioso, mas muito talentoso executivo Donald Draper. Ao longo das cinco temporadas já exibidas, somos confrontados das mudanças sociais na sociedade norte-americana, em que são abordados temas como o assédio sexual ou a manipulação profissional.

CASTLE


» Primeiro episódio: 9 de março de 2009 » Número de temporadas: 5 (95 episódios) » Final da temporada: verão 2013 » Prémios: 14 vitórias em 29 nomeações para prémios de televisão » Para ver: AXN » Richard Castle é um escritor de livros policiais de sucesso, mas cansado da história decide matar o seu personagem principal. É então que a polícia se depara com vários crimes que imitam na perfeição o enredo dos seus livros, o que o transforma no principal suspeito. Chamado a depor, começa a ajudar a polícia na resolução dos crimes. Aqui conhece a detetive Kate Beckett, uma mulher dura, mas muito sensual. A tensão sexual, nunca assumida, entre os dois é dos garantes de sucesso da série [já assumida entretanto e se calhar a série perdeu algum interesse por causa disso]*.

DOWNTOW ABBEY


» Primeiro episódio: 26 de setembro de 2010 » Número de temporadas: 3 (25 episódios) » Estreia da próxima temporada: setembro 2013. » Prémios: 26 vitórias em 70 nomeações para prémios de televisão » Para ver: DVD, não está em exibição na televisão » Passada numa imponente casa no início do século XX, não só retrata a vida da família Crawley como a dos criados, mostrando a grande diferença entre estes dois grupos sociais. Mas os criados sabem muitos dos segredos mais obscuros da família, enquanto a família pouco sabe sobre a vida deles.

O argumento é muito marcado pelas figuras femininas muito fortes que nos guiam peta luta de direitos para as mulheres.

(*) Nota do Kuentro

___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page