quarta-feira, 10 de abril de 2013

BDpress #361: VENCEDORES PORTO CARTOON 2013




VENCEDORES PORTOCARTOON 2013

Jornal De Noticias, 9 Abril 2013 

"NAUFRÁGIO" DE ARTISTA. SÉRVIO VENCE CERTAME

PortoCartoon 2013 recebeu 1700 obras, mas só 380 foram escolhidas. 
Evento abre dia 23 de junho 

Agostinho Santos 

O sérvio Miro Stefanovic é o vencedor do Grande Prémio do XV PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, subordinado ao tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

A obra "Naufrágio", interpreta um "mar de dinheiro", onde se afundam três barcos "Liberdade", "Igualdade" e "Fraternidade".

O segundo prêmio foi atribuído ao cubano Boligan que criou, autor de "Atrapados" e o terceiro a Wilem Rasing, que criou "Libertea".

Para Luís Humberto Marcos, diretor do certame, "verificou-se uma elevada qualidade dos trabalhos, levando à atribuição de oito menções honrosas". Houve ainda dois prémios especiais: um de homenagem a Manoel de Oliveira e outro a José Saramago. Os vencedores foram respetivamente Mauricio Parra (Colômbia) e Ivan Prado (Espanha).

O júri integrou o holandês Peter Nieuwendijk, Xaquín Marín, do Museo de Humor de Fene (Espanha), Francisco Laranjo, diretor da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos.


MOSTRA NO AEROPORTO

Esculturas premiadas 

É a 12.ª mostra que o Museu Nacional da Imprensa promove nas instalações do Aeroporto.

Sá Carneiro, na Maia. "PortoCartoon-humor 3D" foi ontem inaugurada, na pequena galeria do memorial exterior do terminal de passageiros, e ali ficar até ao verão, exibindo 15 esculturas de criadores já premiados pelo PortoCartoon. Segundo Fernando Vieira, diretor do aeroporto, o espaço serve, sobretudo, as pessoas que esperam viajantes mas também clientes da farmácia e dos correios, ou crianças que brincam na "aerolândia". Luís Humberto, diretor do museu, afirmou que a mostra visa "liga este espaço do aeroporto à designação de Porto Capital do Cartoon".

"Naufrágio", de Miro Stefanovic

"Atrapados", de Boligan

"Libertea", de Wilem Rasing

1º Prémio Manoel de Oliveira - Ivan Prado (Alemanha) e 1º Prémio José Saramago - Mauricio Parra (Colômbia)

________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page