sábado, 13 de abril de 2013

BDpress #362: A JUVENTUDE DE CORTO MALTESE E ASTERIX ENTRE OS PICTOS



CORTO MALTESE
A JUVENTUDE 1904-1905 
O JOVEM CORTO MALTESE NA GUERRA RUSSO-JAPONESA 

D.N., 23 de Março de 2013 

Eis a primeira aventura, cronologicamente falando de Corto Maltese (criado em 1967), que nasceu de uma encomenda feita a Hugo Pratt pelo jornal parisiense Le Matin, em 1981, para que o autor fosse às origens da personagem e concebesse uma história para ser publicada em episódios. Assim, Pratt desenha aqui um Corto Maltese ainda jovem (17 anos) que nos surge na Manchúria, no final da guerra russo-japonesa (1904-1905) e na qual o herói se liga de amizade com o escritor norte-americano Jack London, que nessa altura cobria o conflito para o jornal diário San Francisco Examiner, travando também conhecimento com Rasputine, por via daquele. A história saíu a preto e branco no Le Matin entre Agosto de 1981 e Janeiro de 1982. Nesse mesmo ano foi publicado em 9 capítulos na revista de banda desenhada italiana L'Eternauta, e em 3 partes, a cores, na revista francesa (A Suivre).

Hugo Pratt Corto Maltese - A Juventude ASA pvp 29,50 euros 

 Edições anteriores de Corto Maltese - A Juventude, em Portugal: 
Edições 70 (1985) e Meribérica (1996)



________________________________________________________

NOVO ÁLBUM DE ASTÉRIX À VENDA EM OUTUBRO 

Jornal de Noticias, 30/3/13 

Herói gaulês vai aventurar-se em terras britânicas para encontrar os pictos, homens que usam kilt 

F. Cleto e Pina 

"ASTÉRIX E OS PICTOS" ("Astérix chez les Pictes") será o título do novo álbum das aventuras do pequeno guerreiro gaulês, que chegará às livrarias francófonas a 24 de Outubro deste ano. Como tem sido habitual , a versão portuguesa, das edições ASA, deverá ser lançada em simultâneo com a original.

O anúncio, que foi feito na Feira Internacional do Livro de Bolonha, implica nova ida de Astérix e Obélix a terras britânicas, depois de "Astérix entre os Bretões", desta, vez a "um país rico em tradições", a "um território não muito distante, cujos habitantes orgulhosos e agarrados às suas tradições nos prometem uma história saborosa", como detalha o comunicado da editora. Os pictos eram originários do leste e norte da atual Escócia, onde fizeram frente aos romanos, o que dará o habitual tom histórico à nova narrativa, na qual será de esperar, por isso, homens com os tradicionais kilts.

Como já tinha sido anunciado no ano passado, a 35.ª aventura de Asterix terá como autores Didier Conrad, responsável pelo argumento [*], e Jean-Yves Ferri, a quem foi entregue o desenho. Será, desta forma a primeira desde a estreia deste herói, a 29 de Outubro de 1959, no número inaugural da revista "Pilote", sem a participação direta de Albert Uderzo que se limitará a um papel de supervisão. O desenhador de Astérix, já com 85 anos, passou a assinar também os argumentos da série a partir de "O grande fosso" (1977), após a morte de René Goscinny.

O anterior álbum com as aventuras dos gauleses, que em todo o mundo já venderam mais de 350 milhões de álbuns (três milhões e meio em Portugal) [???], foi "O aniversário de Astérix e Obélix - O livro de ouro", lançado em 2009, para assinalar os 50 anos dos dois heróis.

[*] Há aqui um troca de Pedro Cleto: é ao contrário - Jean-Yves Ferri é que escreve o argumento, Didier Conrad é que vai desenhar!


 Didier Conrad, o novo desenhador...

 AIbert Uderzo e Jean-Yves Ferri, o novo argumentista...

  

________________________________________________________


________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page