terça-feira, 28 de maio de 2013

BDpress #374: MORCEGO VERMELHO JÁ É QUARENTÃO - Pedro Cleto no JN

Jornal de Notícias, 14 de Maio de 2013

MORCEGO VERMELHO JÁ É QUARENTÃO

Homenagem e paródia a heróis de papel bem conhecidos, os super-heróis Disney aliam aos seus poderes a capacidade de divertir

F. Cleto e Pina

Há 40 anos, os leitores de revistas Disney descobriam o Morcego Vermelho, um novo super-herói que parodiava Batman e era tão trapalhão como o seu alter-ego, Peninha.

Criação do brasileiro Ivan Saidenberg, a partir de um desenho do italiano Giovan Battista Carpi, o Morcego Vermelho estreou-se em Maio de 1973 no Brasil, na história “Quem é o Morcego Vermelho?”.


 Edição Extra #53, #56 e #58 (custava 20$00 em Portugal) onde se estreou o Morcego Vermelho

Para combater os bandidos, usava uma série de utensílios inventados pelo professor Pardal, como o pula-pula morcego, o bate-morcego, a moto-morcego ou a corda-morcego, e morava no Beco do Morcego, numa lata do lixo de onde salta – frequentemente com resultados desastrosos – para partir em missão. Ao seu lado, surge por vezes a Borboleta Púrpura, ou seja Glória, namorada do Peninha.

O Morcego Vermelho não foi, no entanto, o primeiro super-herói a surgir no universo Disney. Essa honra coube ao Superpateta, criado em 1965 pelos norte-americanos Del Curry e Paul Murry, na história “The thief of Zanzibar”. O seu alter-ego é o Pateta que se transforma em super-herói ao comer uns amendoins que crescem no seu quintal. Após a ingestão, dá-se a transformação, de efeito temporário, surgindo vestido com um pijama vermelho de flanela e uma capa azul presa com um alfinete bebé, com força, resistência, inteligência e audição redobradas e visão de raio X, tal como o Super-Homem que lhe serviu de inspiração. Por vezes é auxiliado pelo SuperGil (aliás Gilberto, sobrinho do Pateta) no combate a vilões megalómanos como o Dr. Estigma, o Dr. Tic-Tac ou o Doutor X.

Depois dele, em 1969, surgiu o Superpato (Paperinik no original italiano, numa referência a Diabolik, um popular herói de BD italiano), imaginado por Guido Martina e Giovan Battista Carpi e talvez o mais consistente de todos os super-heróis Disney.

Após descobrir o diário e o uniforme de Fantomius, um assaltante justiceiro do século XIX, Donald decide criar o Superpato, artilhado com uma série de equipamentos inventados pelo professor Pardal – botas com molas, carro voador, um raio que corta a corrente eléctrica, foguetes no cinto para voos curtos… - primeiro para atormentar os causadores dos seus maiores desaires, Tio Patinhas e Gastão, mas rapidamente se assume como um verdadeiro combatente do crime, com a sua identidade oculta pela habitual ineficiência diária.

Em meados dos anos 90, a personagem foi remodelada, surgindo graficamente mais próxima do universo Marvel e tematicamente mais sombria e com uma forte dose de ficção científica, mas acabaria por regressar ao conceito original, sendo ainda presença regular nas publicações Disney.

Em 1975, o alter-ego do Peninha seria imitado pelo Morcego Verde - também criação de Saidenberg – numa homenagem de um dos seus maiores admiradores, o Zé Carioca que, não tendo superpoderes nem artefactos especiais, é acompanhado pelo Nestor com uma ventoinha para fazer esvoaçar a sua capa, anda de autocarro-morcego – um autocarro normal cujo bilhete acha que não deve pagar por ser super-herói – ou de bicicleta-morcego – levada emprestada de algum vizinho e utiliza a sua conversa da treta para derrotar os malfeitores.

Geralmente mais trapalhões do que heróicos, todos estes super-heróis Disney acabam por conseguir os seus intentos com alguma ajuda da sorte ou do acaso, sendo bastante populares entre os leitores.





 

 (Caixa à parte)

Um super-grupo

Tal como os Vingadores, da Marvel, ou a Liga da Justiça, da DC Comics, os super-heróis Disney por vezes também actuam juntos para combaterem ameaças maiores.

Depois de se reunirem nos anos 80, em edições brasileiras denominadas Clube dos Heróis, em 2008 surgiram os Ultra-Heróis, um supergrupo que congregava, para além de Mickey e Esquálidus, Superpato, Superpata (Margarida), Superpateta, SuperGil, Morcego Vermelho, Borboleta Púrpura, Morcego Verde, Quatro Folhas (Gastão), Ganso de Aço (Gansolino) e Cartola Mascarado (Tio Patinhas) enfrentando os Bad-7 um grupo de vilões que integrava o professor Gavião, o Mancha Negra, os Metralhas, João Bafo-de-Onça ou Patacôncio.

_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page