quinta-feira, 20 de junho de 2013

ÀS QUINTAS FALAMOS DO CNBDI NO KUENTRO (12) — AS EXPOSIÇÕES (6) — BRINQUEDOS DE BD

ÀS QUINTAS FALAMOS DO CNBDI (12)

AS EXPOSIÇÕES (6)

BRINQUEDOS DE BD
15 de Janeiro a 8 de Abril de 2004

O universo de brinquedos inspirados em obras de BD é vastíssimo. O âmbito desta exposição é limitado a brinquedos de BD e Animação produzidos em Portugal, dando especial destaque a criações e iniciativas publicitárias nacionais. Aqui estão alguns exemplos, desde os mais clássicos até às produções mais recentes.

Alguns heróis nasceram da animação e passaram para a BD e vice-versa. Os personagens apresentados, estão incluídos no grupo em que originalmente foram criados, fazendo-se sempre referência a produções de BD, dos que nasceram na tela, sendo o caso dos personagens Disney o mais flagrante.

Incluído ainda nesta exposição, embora fora do âmbito da BD e Animação está um conjunto de colecções de brindes publicitários dos gelados Rajá, de finais dos anos 60, cuja presença se justifica plenamente, por se tratarem de criações nacionais, com arte de ilustração infantil, para fins publicitários. No mesmo contexto e de não menos importância inclui-se também o Zu e os seus amigos, personagens da literatura infantil contemporânea, que passaram recentemente para a terceira dimensão em plástico e peluche.

Tentámos reunir o máximo de informação sobre cada tema. Em alguns casos não há dados concretos sobre fabicantes, datas de comercialização, etc. Nesses casos, alguma da informação é baseada na nossa memória e na de pessoas entrevistadas. Desde já aqui ficam as nossas desculpas por omissões e informações incorrectas. Pensamos no entanto que certas informações, embora de fonte não precisa, são apesar de tudo credíveis e de interesse de aqui ficarem registadas, até que sejam comprovadas ou corrigidas, antes que se percam na noite dos tempos... Sendo este trabalho pioneiro em Portugal, aqui fica o desafio para quem, no futuro quiser dar mais alguma luz sobre o tema.

Ricardo Leite
(Texto do Catálogo)
________________________________________________________________

A VERTENTE LÚDICA DA LEITURA TRANSFORMADA EM BRINQUEDO E O BRINQUEDO DE COLECÇÃO É A VISITA QUE VOS PROPOMOS.

O mundo maravilhoso da escrita e da imagem projectado no brinquedo que antes foi desenhado e depois animado, é um estimulo à leitura e à brincadeira, sendo por isso também uma forma de aprender mais, conhecer as origens das personagens, saber como surgiram os desenhos, quem foram os seus autores e quais as aventuras em que participaram.

Depois da banda desenhada, da ilustração e do cinema de animação é chegada a vez dos heróis que saíram das pranchas, das telas e dos écrans, que ganharam corpo e forma e invadiram as casas dos meninos de quase todo o mundo.

Embora esteja vocacionada para um público mais jovem e permita explorar o brinquedo e todo o trabalho preparatório que a ele conduziu, esta mostra, construída a partir de colecções particulares, introduz-nos ainda ao coleccionismo, um tema do agrado de todas as idades.

Brinquedos de BD está dividida em três núcleos distintos. O primeiro dedicado à banda desenhada, o segundo ao cinema de animação e um terceiro sobre a produção nacional, de brinquedos e brindes publicitários entre os anos 60 e a actualidade.

Tal como está organizado cada núcleo revela a proveniência de determinado herói ou personagem, ou seja, o seu surgimento nas pranchas do livro de BD com identificação da época, do autor, e das histórias onde participou, ou do filme onde fez a sua primeira aparição, sendo que, na grande maioria das vezes, a verdadeira aventura começou no esboço e no desenho no papel.

Por uma questão de definição dos objectivos que estiveram na base da organização desta exposição de brinquedos optamos por ter disponível um cantinho para a leitura, onde os livros podem ser manuseados livremente e uma actividade em torno da pintura, por forma a permitir às crianças que nos visitam perceberem como tudo começou. Porque o mais importante é mostrar aos mais novos que podem também eles próprios criar os seus parceiros de aventuras, desenhá-los, construí-los e animá-los.

Aqui vai ser possível aprender como se faz e no fim levar o nosso herói pintado para casa, recordação de uma visita ao universo das cores, das tintas, das histórias e dos brinquedos.

CNBDI
(Texto do Catálogo)
________________________________________________________________

O CATÁLOGO




AS FOTOS
De Dâmaso Afonso

 

____________________________________________________________

NÃO DEIXEM DE VISITAR A EXPOSIÇÃO QUE SE ENCONTRA ACTUALMENTE 
NA GALERIA DO CNBDI
PEREGRINAÇÃO
DE FERNÃO MENDES PINTO

____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page