quarta-feira, 19 de junho de 2013

BDpress #375: SUPER HOMEM NASCEU HÁ 75 ANOS – PEDRO CLETO NO J.N.

É UM PÁSSARO? UM AVIÃO? 
É O SUPER-HOMEM! 
O PRIMEIRO SUPER-HERÓI DOS QUADRADINHOS NASCEU HÁ 75 ANOS 

Jornal de Notícias, 4 de Junho de 2013

F.Cleto e Pina

Há 75 anos, o número inaugural da revista Action Comics, com data de Junho de 1938, ficava marcado pela estreia de um dos mais icónicos heróis dos quadradinhos: o Super-Homem.

Criação de Jerry Siegel (1914-1966)* e Joe Shuster (1914-1922)**, era apresentado como único sobrevivente de um planeta distante, enviado num foguetão pelos seus pais quando o planeta explodiu. Ao atingir a idade adulta descobriu que podia saltar sobre prédios de 20 andares, erguer enormes pesos, correr mais depressa do que um comboio expresso e que nada conseguia perfurar a sua pele. Decidiu então tornar-se “o campeão dos oprimidos” e “jurou dedicar a sua existência a ajudar os necessitados”, utilizando um uniforme azul e capa vermelha, como as “cuecas” que usava por fora!

Nas treze curtas páginas da primeira aventura libertava uma inocente condenada à cadeira eléctrica, salvava uma mulher vítima de violência doméstica, enfrentava um bando de facínoras e ameaçava um senador corrupto, não hesitando em ameaçá-los ou passar mesmo a vias de facto.

A sua identidade de super-herói era oculta sob a pele de Clark Kent, um jornalista do “Daily Planet” que representava o papel de fraco e cobarde. Na sua dupla identidade de Clark e de Super-Homem, formaria com a colega jornalista Lois Lane um peculiar triângulo amoroso, que só viria a (de)compor-se em 1996, quando os dois repórteres finalmente casaram.

Se este arranque trouxe sucesso imediato, esteve longe de obedecer a uma inspiração do momento. Na verdade, Siegel escrevera um conto similar, já ilustrada por Shuster, em 1931, mas protagonizado por um vilão vítima de experiências científicas. Três anos depois, os dois amigos ofereciam, sem sucesso, a sua criação, sob a forma de tiras diárias, aos diários norte-americanos. Finalmente, em 1938, com o advento dos comic-books (revistas de BD) a proposta era finalmente aceite pela National Comics (mais tarde DC Comics) e as tiras originais eram remontadas para o novo formato.

A par da “Action Comics”, estrearia um título próprio e tiras diárias de jornal logo em 1939, chegaria aos desenhos animados dois anos depois e ao cinema em 1948. A participação no esforço de guerra americano enfrentando os nazis ajudou a transformá-lo na personificação dos valores do ideal americano, apesar de ser um extraterrestre.

Atravessando as décadas, ao sabor da inspiração dos diversos autores que sucederam aos criadores originais, a sua popularidade foi decaindo e, apesar do sucesso da interpretação no cinema de Christopher Reeves, em 1978, a sua aura foi-se apagando, decidindo a editora consumar a sua morte em 1992.

A história, escrita por Dan Jurgens, arrastou-se ao longo de meses num pouco credível combate pugilístico com o vilão Apocalipse, que culminaria com a morte de ambos na revista “Superman” #75, que vendeu mais de quatro milhões de exemplares e foi alvo de uma atenção mediática sem paralelo até à data. Seguiu-se o funeral, a que assistiram amigos e inimigos, e surgiram quatro herdeiros do legado do Super-Homem. Este acabaria por ressuscitar após um período conturbado, que rendeu milhões à editora e repôs a sua fama e popularidade.

Depois, sucederam-se as actualizações, mudanças de origem e de uniforme - actualmente usa calças de ganga e tem uma relação quente com a Mulher Maravilha - vivências díspares em universos paralelos, o planeta Kripton ressurgiu e instalou-se nas proximidades da Terra, Lex Luthor chegou a presidente dos EUA, em sucessivas reconversões do universo da DC Comics que tornam difícil estabelecer uma cronologia da vida daquele que continua a ser o maior super-herói de todos os tempos.

Action Comics #1


Um exemplar em óptimo estado de conservação, da revista em que o Super-Homem se estreou, foi vendido por 2,1 milhões de dólares em 2011, tornando-se a mais cara revista de BD de sempre.

Siegel e Shuster

 Siegel (em 1976) e Shuster (em 1975)

A perda dos direitos de Superman, durante um processo, na década de 1940, levou ao seu despedimento pela DC Comics que só nos anos 80, pressionada por Neal Adams e outros autores, decidiu atribuir-lhes uma pensão vitalícia.

Mundo de Aventuras

Capa do Mundo de Aventuras #125

O Super-Homem surgiu pela primeira vez em português no Mundo de Aventuras #125, em Janeiro de 1952. Só 30 anos depois seriam publicadas histórias oriundas dos comic-book e apenas em 1995 foi editada uma revista com o seu nome, pela Abril Morumbi.

Novo filme


“O Homem de Aço” estreia em Portugal a 27 de Junho. Protagonizado por Henry Cavill, é dirigido por Zach Snyder que prepara com Bruce Timm uma curta-metragem de animação, de homenagem aos momentos mais marcantes dos 75 anos de vida do Super-Homem.

Notas do Kuentro: (*) e (**) As datas estão, como se percebe, erradas. Devem ler-se: Jerry Siegel (1914-1996) e Joe Shuster (1914-1992).

___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page