sábado, 6 de julho de 2013

TERTÚLIA BD DE LISBOA – 349º ENCONTRO – ANO XXVIII – 2 DE JUNHO 2013 – O ENCONTRO EM QUE GERALDES LINO DEIXOU DE SER O COORDENADOR DA TBDL


Geraldes Lino e... Leonardo De Sá - Encontro da TBDL de 1 de Abril de 2003 - velhos tempos, apesar do Dia das Mentiras....

Encontro da TBDL de 2 de Dezembro de 2003...

Hoje mesmo ( 6 de Julho de 2013 - Feira do Livro da Poesia e da Banda Desenhada) - Álvaro Santos, Inês Ramos e Geraldes Lino... tá um "bocadinho" tremida, mas as máquinas são assim: é para onde lhes dá melhor...

TERTÚLIA BD DE LISBOA
349º ENCONTRO – ANO XXVIII
2 de Junho 2013

O ENCONTRO EM QUE GERALDES LINO DEIXOU DE SER O COORDENADOR DA TBDL


Caros amigos bedéfilos-tertulianos

Chegou um momento que para mim é penoso, por várias razoes: não gosto de cenas de despedida, além de que me custa psicologicamente abandonar a organização da Tertúlia BD de Lisboa, que fundei em Junho de 1985, que mantive com encontros mensais durante 28 anos, e de que muito gosto. Mas o passar do tempo é inexorável, e este dia tinha de chegar. Simbolicamente, em Junho de 2013, foi a última vez que estive presente.

Na revista Tintín havia um "slogan" que dizia: "A banda desenhada é para jovens dos 7 aos 77 anos". Acontece que já lia antes de entrar para a escola primária, e por isso comecei a ler bd (histórias aos quadradinhos, como se dizia na época) exactamente aos sete anos em "O Mosquito".

Como cheguei aos setenta e sete em 2013, e estou a ficar surdo e desmemoriado — nesta segunda limitação sofro de constantes "brancas", que me impedem de nomear autores e personagens, o que para mim é deprimente –, resolvi começar a retirar-me gradualmente da BD.

A minha ideia inicial era a de que, quando deixasse de organizar a TBDL ela terminasse a existência. Porque, como algumas vezes dizia, a brincar, "a tertúlia c'est moi". Mas quando este ano comecei a divulgar a minha intenção, fui surpreendido pela reacção de quatro "tertulianos" entusiastas desta tertúlia lisboeta, única no seu género, e dela assíduos participantes – Alvaro, Inês, Isidro e Moreno – que se mostraram interessados em mantê-la em actividade.

Acedi ao desejo deles, e estou convencido, muito sinceramente, que o quarteto irá iniciar uma nova fase da tertúlia, dando-lhe outro fôlego e, essencialmente, mantendo-a como ponto de encontro mensal de várias dezenas de entusiastas da Banda Desenhada. Quanto a mim, só muito esporadicamente voltarei a estar presente. Boa sorte para todos e até sempre.

Geraldes Lino
______________________________________________________

Nota do editor do Kuentro (tertuliano da TBDL desde 7 de Novembro de 1995): Já sabia, haverá mais de um ano, que Geraldes Lino queria acabar com a Tertúlia, ou pelo menos retirar-se dela, pelos motivos que refere no texto acima. Falámos disso várias vezes e ele pensou mesmo que eu poderia, se calhar, assumir a coordenação da Tertúlia. Respondi-lhe com a minha impossibilidade de assumir tal compromisso, não só por residir em Caldas da Rainha, como também, a breve trecho, querer passar a dedicar-me exclusivamente à escrita e à banda desenhada como autor. Começou então a colocar-se a hipótese do Álvaro, com o António Isidro e o Carlos Moreno (a que se juntou agora a Inês Ramos), assegurarem a coordenação da TBDL. Não é propriamente uma “troika” (palavra russa equivalente para o romano triunviratum), mas um “quadrunvirato”. Acho muito bem. Penso que está bem entregue e podem seguir em frente!

Faltará um ponto, de que tenho vindo a falar há mais de um ano e que alguns já começaram a colocar “em cima da mesa”, com toda a justiça: a Homenagem ao próprio Geraldes Lino. Será coisa para ser muito bem pensada – no como e no quando. Não pode ser “mais uma” homenagem, mas A Homenagem - talvez daqui a um ano, quando a TBDL fizer 29 anos!!!

Aqui estarei para “qualquer coisinha” que julguem necessário da minha parte, à distância de um clique do rato... ou de um telefonema. De qualquer modo continuarei a estar nos Encontros da Tertúlia sempre que me for possível.

______________________________________________________


CONVIDADO ESPECIAL 
Nuno Neves
Sobre Mim:

Sou colheita de '71. Nascido em Lourenço Marques a 1 de Junho. Licenciado em Contabilidade e Administração Financeira pelo ISCAL. E para não assustar ninguém nem desencadear ódios vou omitir que trabalho na Administração fiscal. E para recuperar de novo a vossa estima, devo dizer que desde de muito novo sempre gostei de banda desenhada. Reconheço aqui a forte influência do meu pai. Pena de não ter talento para desenhar, cedo aprendi a apreciar o desenho dos outros. A minha formação bedéfila é semelhante a tantas outras. Primeiro os bonecos com Patinhas & Ca e Turma da Mônica. Segue-se o contacto com o universo da Agência Portuguesa de Revistas. Os super-heróis Homem-Aranha, Barman, Super-Homem e Hulk (cujas colecções ainda hoje guardo na minha Bedeteca). Os clássicos americanos com o Tarzan e Flash Gordon. E aquela revista que é a referência da minha juventude: Mundo de Aventuras. Pelo meio, recordo de ler e reler o Condor e o Falcão. Depois o mergulho no universo dos álbuns e da banda desenhada franco-belga. O meu imaginário passa então a ser preenchido com as aventuras de Blueberry,

Alix, Asterix, Michel Vailant, Bernard Prince, Valerian, Blake e Mortimer. Estes são aqueles que me vêm logo à memória. Por circunstâncias da vida, na década de noventa faço um interregno de bd. Em 2000, tomo conhecimento do Festival de B D da Amadora. Na visita que faço ganho logo um desenho do Homem-Aranha feito por Luke Ross (ou Luciano Queiroz para os brasileiros). E logo de seguida vejo as edições da Devir. Renasce o bichinho da banda. Passo a visitante assíduo do festival. Em 2003 entro na onda dos bloggers e dois anos mais tarde, em 2005 crio o blogue "notas bedéfilas" com o intuito de publicar pequenas notas de divulgação da banda desenhada e desde então, ainda que de uma forma intermitente, ainda vou publicando. A minha presença na blogosfera da BD reparte-se assim entre:

http : //www.notasbedefilas .blogspot. pt/
http : //www. facebook. com/NotasBedefilas
http://www.facebook.com/FOTOS.BD (juntamente com a Cristina Amaral)
____________________________________________________________________

PARTICIPANTES NESTE ENCONTRO

1. Álvaro 
2. Ana Lúcia Tiago 
3. Ana Saúde 
4. António Isidro 
5. Carlos Moreno 
6. Cátia Alves 
7. Cristina Amaral 
8. Cristina Silva 
9. Filipe Duarte 
10. Gabriel Martins 
11. Gastão Travado 
12. Helder Jotta 
13. Hugo Tiago 
14. Inês Ramos 
15. Isabel Fonseca 
16. Isabel Viçoso 
17. João Amaral 
18. João Sequeira 
19. João Vidigal 
20. José Pinto Carneiro 
21. Luís Graça 
22. Luís Ramos 
23. Luís Salvado 
24. Miguel Ferreira 
25. Nuno Neves 
26. Paulo Costa 
27. Pedro Bouça 
28. Rui Domingues 
29. Rui Rôlo 
30. Simões dos Santos 
31. Victor Jesus
__________________________________________________

COMIC JAM


Autores no Comic Jam

Nuno Neves com arte final de João Amaral
João Amaral com arte final de João Amaral
Filipe Duarte
Ana Saúde
Álvaro
João Sequeira

_____________________________________________________

4 comentários:

  1. O Geraldes Lino esteve ligado à criação de muitas iniciativas sobre Histórias em Quadrinhos, mas foi a Tertúlia de BD de Lisboa que o celebrizou, pela eficácia, pela disponibilidade, pela dedicação por inteiro pela persistência e por ter conseguido ininterruptamente durante quase 30 anos esta complexa e difícil organização. Estou de acordo com o amigo Machado Dias, a homenagem que se impõe fazer a este ícone da BD, tem de ser realmente «AQUELA HOMENAGEM». Contem comigo, pois terei muito gosto em colaborar, embora ultimamente não me tenha sido possível estar presente fisicamente como desejava. Mas isso não impede o ter acompanhado, admirado e respeitado o trabalho conseguido.
    Parabéns pela ideia

    Vamos falando

    Abraço

    José Ruy

    ResponderEliminar
  2. Ó Machado, não te esqueças de me enviar aquelas fotos que tiraste nas Caldas.
    Com boa definição, claro.

    ResponderEliminar
  3. Ah, sim. Parabéns. Passa um dia porreiro.

    ...a tirar mais fotos.

    ResponderEliminar
  4. Essa agora!... Geraldes Lino "reformou-se"?... Quer dizer, retirou-se da "Tertúlia"?... Então e agora quem nos ajuda, quem nos acode até mesmo em caso de dúvidas de Língua Portuguesa?... E eu que pensava que ele ia estar lá para todo o sempre... Ainda não acredito...

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page