quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BDpress #381 – AMANHÃ COM O PÚBLICO – DESCUBRA QUEM É A MULHER-MARAVILHA NO VOL. 6 DA COLECÇÃO DC COMICS (texto de João Miguel Lameiras)

DESCUBRA QUEM É 
A MULHER-MARAVILHA
NO VOL. 6 DA COLECÇÃO DC COMICS

in Público, 9 Ago 2013
João Miguel Lameiras


Super-Heróis DC Comics -Volume 6

Mulher-Maravilha: Quem é a Mulher Maravilha? 

Argumento: Alan Heinberg, Phil Jimenez e George Perez 
Desenhos: Terry Dodson, Rachel Dodson, Phil Jimenez e George Perez
Quinta-feira, 15 de Agosto, por + € 8.90

No próximo volume da Colecção DC Comics que chega às bancas no dia 15 de Agosto, o destaque vai para a mais importante heroína do Universo DC, a Mulher-Maravilha. Único elemento feminino da trinda­de dos heróis DC, logo a seguir ao Super-Homem e Batman, a Mulher-Maravilha foi criada em 1941 pelo psicólogo e escritor William Moulton Marston, que pretendia criar um tipo diferente de herói: uma mulher que triunfaria, não através da violência, mas do amor.

Marston, que foi um dos respon­sáveis pela invenção do polígrafo (e é fácil ver no laço mágico da Mu­lher-Maravilha, que obriga, quem é atado por ele, a dizer a verdade, um percursor desse aparelho), vivia com a sua mulher e a amante dela numa relação livre, e as duas mulheres da sua vida inspiraram a personagem da Mulher-Maravilha, incluindo, ao que diz a lenda, nas frequentes situações de "bondage" presentes em quase todas as histórias iniciais, onde a Mulher-Maravilha apare­cia amarrada ou acorrentada com preocupante fre­quência...


Criada numa tribo de Amazo­nas que habitavam a Ilha Paraíso, onde nenhum ho­mem tinha posto alguma vez o pé, a princesa Diana, vai ver a sua vi­da mudar quando um piloto ame­ricano, o Coronel Steve Trevor, se despenha com o seu avião na Ilha Paraíso. Tendo-se apaixonado por ele, Diana vai desafiar as leis da sua tribo e superar uma série de provas, para conquistar o direito de acom­panhar Trevor ao mundo dos Ho­mens. Ao chegar aos EUA, Diana, tal como Super-Homem, vai adoptar as cores da bandeira americana e a identidade de Mulher-Maravilha, para combater os nazis, acabando por ser aceite como membro da Sociedade da Justiça da América (grupo percursor da Liga da Justiça).

Ao longo das décadas o universo da Mulher-Maravilha foi-se alteran­do e diversas mulheres usaram o uniforme da Mulher-Maravilha, in­cluindo a sua mãe, a Rainha Hipó­lita, Donna, a sua irmã mais nova, e a amazona Artemisa. Nas duas histórias que compõem este volume, to­das elas estão presentes. E se a dupla Phil Jimenez e George Perez, responsável por uma das fases áure­as da personagem se concentra no difícil equilíbrio político na Ilha Pa­raíso em Paraíso Perdido, em Quem é a Mulher Maravilha?, Alan Heinberg, um dos argumentistas da sé­rie televisiva Anatomia de Grey, cria uma história épica em que os princi­pais inimigos e aliados da guerreira amazona estão presentes, magnifi­camente ilustrada pelo traço sensual de Terry e Rachel Dodson.
_______________________________________________________


A actriz Lynda Carter interpretou a personagem na série de televisão exibida durante a década de 1970... 

... e Adranne Palicki, em 2011 para a série da NBC TV

___________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page