quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BDpress #384: AMANHÃ COM O PÚBLICO – A CRISE CHEGA AO FIM NO UNIVERSO DC – por J.M.Lameiras


A CRISE CHEGA AO FIM
NO UNIVERSO DC
João Miguel Lameiras

Público, 23 de Agosto de 2013


Super-Heróis DC Comics – Volume 8
Universo DC: Crise nas Terras Infinitas Vol. 2 
Argumento – Marv Wolfman 
Desenho – George Perez, Jerry Ordway
Quinta feira, 29 de Agosto, por + € 8,90

Com este segundo volume, nos quiosques na próxima quinta-feira, chega ao fim a saga que mudou para sempre o Universo DC. Uma histó­ria que cria um novo universo DC, mas das ruínas do anterior, nem to­dos os principais super-heróis vão conseguir escapar com vida.

Uma saga épica, impossível de concretizar noutro meio que não a BD, em que os super-heróis de cin­co mundos se unem para combater uma ameaça capaz de destruir todo o universo. Uma história sem limi­tes espaciais, ou temporais, cuja acção passa pelas diferentes Ter­ras Paralelas, e em que os heróis clássicos da Silver Age lutam lado a lado com as suas versões contem­porâneas e um herói como Adam Strange, cujas aventuras decorrem no futuro, aparece ao lado de he­róis do faroeste do universo DC, como Jonah Hex.

Para contar esta saga, a DC esco­lheu os autores da série The New Teen Titans, à época o título mais vendido da DC, Marv Wolfman e George Perez. Escritor veterano, que se estreou na DC em finais dos anos 60, Wolfman teve uma pas­sagem memorável pela Marvel, na década de 70, em que juntamente com Gene Colan, criou a série The Tomb of Dracula, on­de nasceu o caçador de vampiros Blade, o pri­meiro herói da Marvel a chegar ao cinema com sucesso. Wolfman que numa entrevista disse que "sempre quis ver uma história que reu­nisse todos os heróis do passado, presente e futuro da DC", teve oportunidade de es­crever essa história com a Crise nas Terras Infinitas. Mas a Crise... não teria sido possível sem o talento de George Perez, cujo traço pormenorizado e sentido de composição conseguem tornar legíveis as páginas mais complexas e repletas de personagens. Perez que, na sequência da Crise..., foi responsável pe­la reformulação da Mulher-Maravilha, voltou a ter oportunidade de desenhar os princi­pais heróis da DC, na mini-série JLA/Avengers, que reúne a Li­ga da Justiça, da DC e os Vingadores, da Marvel, numa das raras histórias cuja escala se aproxima da dimensão épica da Crise nas Terras Infinitas.


_______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page