terça-feira, 12 de novembro de 2013

XXIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA (AmadoraBD’2013) – REPORTAGEM – O ÚLTIMO-FIM-DE-SEMANA

XXIV FESTIVAL INTERNACIONAL
DE BANDA DESENHADA DA AMADORA (AmadoraBD’2013) 

REPORTAGEM
O ÚLTIMO-FIM-DE-SEMANA

Embora tentando esconder os efeitos da crise económica/fianceira em que vivemos, cerceando o fluxo de verbas autárquicas, publicidade, etc... que geralmente abarca, o AmadoraBD deste ano conseguiu, de algum modo, disfarçar as carências devidas a esse facto. Não totalmente, claro, porque mesmo que alguém (neste blogue) o tenha designado por “desanimAmadoraBD”, as coisas são o que são (não esqueçamos que foi mesmo, a meio do percurso, levantado o “fantasma” da não realização do Festival), parece-nos que a organização se saiu mais ou menos bem da tarefa. Claro que as exposições foram mais pobres, os espaços mal desenhados, aliás como quase sempre desde que o núcleo principal se encontra no Forum Luís de Camões – mas pior desta vez –, os resultados, em termos de afluência de público parecem ter sido os melhores possíveis.

Lembro que, no editorial do BDjornal #30 afirmo que não escreverei mais criticas (deixarei de “dizer mal”, na opinião dos mal informados) ao AmadoraBD. Contudo, dado que estou desde há 22 anos “umbilicalmente” ligado ao Festival, não o consigo, de modo algum, ignorar. Daí que esteja a preparar – para o BDjornal #31 – um historial crítico do FIBDA, juntando algumas peças que escrevi desde 1992 – que por sorte não mandei para o lixo – e que, na minha próxima rubrica na Gazeta das Caldas (a Gazeta da BD nº19), publicarei uma peça em que desenvolvo a minha concepção do que penso deveria ser um Festival (ou Salão) de BD neste país.

Fiquemos então, por ora, com a reportagem do último fim-de-semana do AmadoraBD’2013, marcado pelo Cosplay no sábado e o lançamento do DogMendonça e Pizzaboy #3, no domingo.

O COSPLAY
Infelizmente não conseguimos tempo para fotografar o desfile devido à afluência de público nos stands

 

OS AUTÓGRAFOS

José Ruy - um jovem autor de... 83 anos!!!









O LANÇAMENTO DE DOGMENDONÇA & PIZZABOY

Geraldes Lino foi o apresentador deste 3º e último volume...



___________________________________________________________

NÃO PERCAM AMANHÃ
AS NOVIDADES 
NA LIVRARIA PEDRANOCHARCO ONLINE

___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page