segunda-feira, 4 de novembro de 2013

XXIV FIBDA – AMADORABD 2013 – A FESTA DA CARICATURA E... OS PRÉMIOS “NACIONAIS” DE BD


XXIV FIBDA – AmadoraBD 2013
A FESTA DA CARICATURA E... 
OS PRÉMIOS “NACIONAIS” DE BD

Vamos lá então a um post mais a sério, começando pela Festa da Caricatura, que Osvaldo Macedo conseguiu levar para a zona dos stands - onde deveria haver um amplo espaço de convío, mas onde ficou apenas um amplo “espaço vazio”, com meia dúzia de bancos à volta. A organização do FIBDA ainda não entendeu que os portugueses (ou os latinos em geral), para conviverem, gostam é de se sentar à mesa - como se estivessem, por exemplo, na esplanada de um café. Pois a Festa da Caricatura, este ano pobrezinha, só com 3 caricaturistas (parece que não houve dinheiro para mais), até teve direito a 3 ou 4 mesas “de esplanada” que, mal terminou a fase das caricaturas ao vivo, foram logo ocupadas por convivas bedéfilos, até a organização mandar retirá-las sem apelo nem agravo. Mas, pronto, lá estou eu a “dizer mal” do FIBDA, depois de prometer que a partir deste ano nunca mais escreveria qualquer crítica.... sorry!

A seguir vem a lista (e fotos) dos premiados nos tais Prémios “Nacionais” de Banda Desenhada (faltaram todos aqueles – e não foram poucos, daí o “Nacionais” entre aspas – que não quiseram gastar 6 livros na candidatura aos ditos prémios). As fotos que apresentamos, da cerimónia da entrega dos prémios, nos Recreios da Amadora, são do infatigável (apesar da idade) Dâmaso Afonso.


Osvaldo Macedo, (de camisola amarela), no "comando das tropas"...
Rui Pimentel
Osvaldo Macedo achou que eu devia ser fotografado "na função" de fotografar...
Pedro Ribeiro Ferreira



AS FOTOS
(Dâmaso Afonso)

Prémio CinemAnimação "Boneco Rebelde" - Isabel Aboim Inglez (José de Matos-Cruz apresenta o Prémio e a premiada)
O Prémio Amadora Cartoon foi atribuído a Alessandro Gatto, Carlos Rico e Henrique Monteiro (na foto, Osvaldo Macedo apresenta os premiados)
Melhor livro português e Melhor argumento - O BAILE (argumento de Nuno Duarte - desenho de Joana Afonso) - Kingpin Books - o editor, Mário Freitas bota faladura...
Osvaldo Medina - prémio para o Melhor desenho
Nuno Duarte - prémio Melhor argumento
João Mascarenhas recebe o prémio Melhor Fanzine (BDLP #3) - apresentado por Nelson Dona
Melhor livro estrangeiro - FUN HOME de Alison Bechdel (a representante da editora Contraponto recebe o prémio)
O Troféu Honra deste ano foi para Carlos Gonçalves. Da esquerda para a direita: Leonardo De Sá, o vereador da Cutura da CMA António Moreira, Carlos Gonçalves e Nelson Dona.
Carlos Gonçalves com Nelson Dona


_______________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page