quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A CAPITAL EUROPEIA DA BANDA DESENHADA INICIA AMANHÃ O SEU 41º FESTIVAL – ANGOULÊME 2014


ABRE AMANHÃ AS PORTAS 
O 41º FESTIVAL INTERNATIONAL 
DE LA BANDE DESSINÉE D’ANGOULÊME 2014

O maior Festival de Banda Desenhada do mundo, com os seus cerca de 300.000 visitantes – se exceptuarmos o Festival de Tóquio apenas dedicado à mangá, com 500.000 visitantes – abre amanhã as portas, que é como quem diz, as tendas... as bolhas... ou seja as bulles. Trata-se sobretudo da maior concentração de editores e livreiros de BD no velho continente: são 536, com os seus 1.400 autores a darem autógrafos. E apenas 12 ou 13 exposições. Aqui, ao contrário do AmadoraBD, por exemplo, o que interessa são as edições de BD, os livros, os autores – pudesse a BD portuguesa ter apenas 10% desta dimensão e seríamos felizes. No meio destes 1.400 autores, “perdido no oceano” estará Paulo Monteiro, no stand do seu editor francês a 6 Pieds Sous Terre, para autografar o seu até agora único livro L’Amour Infini que j’ai pour toi – que é como quem diz O Amor Infinito que te tenho e outras histórias – já premiado, com o 'Prix Sheriff D'or 2013', atribuído pela livraria Esprit BD (de Clermont-Ferrand – no centro de França). Isto quando já se conhece a capa da edição brasileira do livro do Paulo Monteiro, pela Balão Editorial, divulgada pelo próprio ontem, no Facebook.


Nesta edição do Festival estará também a concurso o fanzine BDLP #3 seleccionado para o “prix de la bd alternative 2014”. O BDLP é uma publicação editada pelo Grupo Extractus (Portugal) e pelo Estúdio Olindomar (Angola) e que, através de edições anuais, divulga a banda desenhada da “Comunidade” dos País de Língua Portuguesa (CPLP).


A Presidência da próxima edição do Festival de Angoulême 

Bill Watterson, Katsuhiro Otomo e Alan Moore são os nomes dos autores em competição para a próxima presidência – do 42º Festival de Angoulême 2015. Uma segunda ronda de votações decidiu já qual será o eleito destes três grandes nomes da Banda Desenhada mundial será o presidente da próxima edição do Festival, mas o seu nome só será anunciado no dia 2 de Fevereiro – último dia deste Angoulême 2014.

Quem sucederá a Willem? O americano Bill Watterson (Calvin & Hobbes), o japonês Katsuhiro Otomo (Akira) ou o britânico Alan Moore ( Watchmen)? Estes são os os três nomes escolhidos nas urnas do 41º Festival de la Bande Dessinée d'Angoulême, após a primeira ronda de votações. Bill Watterson recolheu o maior número de votos numa lista que continha 25 nomes de autores elegíveis e que reuniu a “nata” dos autores contemporâneos, de Christophe Blain a Étienne Davodeau, passando por Manu Larcenet e Joann Sfar, na selecção de autores franceses. Pelo lado internacional, o criador de Calvin & Hobbes deixou para trás o caustico Charles Burns e os independentes Chris Ware e Daniel Clowes. Otomo ficou à frente do seu compatriota Jiro Tanuguchi.

Aqui fica todo o programa do Festival, que pode ser sacado AQUI em PDF e AQUI o dossier de imprensa assim como se pode aceder AQUI à WebTV – os videos do Festival.


 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page