domingo, 31 de agosto de 2014

ANIMAÇÃO URBANA – FEIRA D’AVENIDA – CALDAS DA RAINHA


ANIMAÇÃO URBANA 
FEIRA D’AVENIDA 
CALDAS DA RAINHA

E como hoje é domingo, fazendo um pequeno intervalo nas lides da BD, divulguemos um pouco daquilo que tem sido um projecto muito interessante de animação urbana: a designada Feira d’Avenida, em Caldas da Rainha. 

A Feira d’Avenida decorreu, nos dias 8, 9, 22 e 23 de Agosto – que continuará nos próximos dias 5 e 6 de Setembro. 
O evento é uma organização da Papelaria Vogal [Fernando Vogado e família]. 
Mais informação pode ser vista no Facebook – FEIRA D’AVENIDA – 2ª EDIÇÃO (https://www.facebook.com/events/812060398824373/?ref=22)


DIZER O QUE SE FAZ, FAZER O QUE SE DIZ!

Editorial do Boletim nº5 da Feira D'Avenida:



Aproveitando a revitalização urbanística da cidade, ainda em curso com mais espaços pedonais e de lazer, queremos promover e dinamizar o comércio urbano no Triângulo das Avenidas, dar mais visibilidade ao comércio urbano e local, porque dá mais vida e segurança aos transeuntes; Capturar novas oportunidades e incentivar a sua divulgação; Ganhar relevância no panorama actual da cidade, participando activamente na sua promoção e desenvolvimento.

Alegrar todos os visitantes, moradores e intervenientes, criando novos eventos para a avenida, para combatermos o esvaziamento e a fuga dos consumidores para as novas catedrais do consumo, oferecendo uma nova zona comercial na geografia urbana das Caldas da Rainha, é o objectivo último a que se propõem os comerciantes da Avenida, num projeto de iniciativa da [Papelaria] VOGAL.

Uma vez detectada a necessidade de dinamizar o movimento pedonal e automóvel na Avenida 1o de Maio, é imprescindível aumentar a circulação pedonal, criar novos hábitos de circulação e consumo na cidade, o que melhorará a segurança das áreas envolventes, irá atrair novos negócios e naturalmente potenciará, para maiores rentabilidades os já existentes. Promovendo o comércio tradicional e urbano, incentivamos o aparecimento de novos segmentos de mercado na região, propiciamos o intercâmbio de ideias e projectos entre as várias entidades e associações, as forças vivas da cidade, os moradores, os comerciantes e os visitantes.

Enquanto consumidor, há hoje uma procura continua por novas experiências, desde viagens aos lugares mais exóticos, aos bens de consumo de luxo, aos novos sabores, novos restaurantes "vintage", em convívio salutar com populações mais carenciadas e envelhecidas, onde a proximidade oferece vantagens comparativas.

Com a "FEIRA D’AVENIDA" pretendemos também oferecer uma nova "shopper experience", passear na principal avenida da cidade, desfrutar do novo urbanismo ao mesmo tempo que nos cruzamos com experiências de compras, workshops de cultura, arte, espectáculos e demonstrações...

DO PONTO DE VISTA DO COMERCIANTE é uma oportunidade de promover o seu negócio, maior proximidade ao consumidor, ao mesmo tempo que é parte envolvida na vida da cidade, sendo ainda uma oportunidade para promoção das artes, do artesanato, das associações culturais ou recreativas da região, que de outra forma enfrentam grandes dificuldades, em chegarem junto do consumidor. Para este evento, estamos a trabalhar num mix de conteúdos, muito diversificado como sejam as Artes com demonstrações e workshops, Pintura – óleo, acrílico, carvão, aguarela, etc... Manualidades diversas, Pinturas Faciais, Tatuagens temporárias, Artesanato Regional e de Autor, Velharias, Teatro, Dança, Espectáculos de entretenimento e cultura, Ginástica, Desporto, Música, Bandas amadoras, Jogos Tradicionais, incluindo o incentivo à Adopção de Animais, passando por “comes e bebes”, Mercado Biológico, Mostra de Produtos de Design, Encontro e Mostra de Bicicletas, etc.

Procurámos trabalhar com os mais variados parceiros, entre os quais, os Silos, CEERDL - Centro Educação, Especial Rainha D. Leonor, Associação destino Caldas, Centro da Juventude, Museu do Ciclismo, Escola de Artes e Teatro, Teatro da Rainha, EHTO - Escola de Hotelaria e Turismo das Caldas da Rainha, Artistas e Artesões, Associação KRUPPA, Associação Rede Leonardo ,Associação CRAPA, Associação Olha-te, Gocaldas, Virai Agenda. ANAE -Associação Nacional de Animação e Educação, ACDR - Arneirense, Associação Social e Cultural Paradense, Pimpões, APBP - Artistas pinturas cl boca e o pé Lda, Associação FOZ, ETEO - Escola Técnica Empresarial do Oeste, SEO - Sociedade Equestre do Oeste, CEIA de Alfeizerão, ACCCRO, CMCR, Colégio "O Brinquinho".

Por razões várias nem todos puderam responder afirmativamente ao nosso desafio. O mês de Agosto é sempre um período difícil para encontros, profícuo em desencontros, numa cidade que sabe receber que procura novos públicos, novos temas para atrair visitantes, com um passado turístico que paira ainda nas nossas memórias, glorioso e inovador, atormentando às vezes, mesmo dificultando, as escolhas actuais. Novas oportunidades surgirão... estamos a trabalhar por elas!

Francisco Vogado

ALGUMAS FOTOS

O palhaço João Ferreira

O alfarrabista, escritor e animador Fernando Rocha

O pianista Fernando Santos



______________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page