sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A COMIC CON PORTUGAL COMEÇOU HOJE EM MATOSINHOS E ENCERRA NO DOMINGO

Por absoluta falta de tempo, não tenho mantido activiadade no Kuentro nos últimos dias, mas não quis deixar de assinalar aqui a realização da Comic Con Portugal, através de um texto de Geraldes Lino, publicado no seu blogue Divulgando Banda Desenhada (http://divulgandobd.blogspot.pt/) e com autorização do próprio, que, neste momento já está em Matosinhos, a curtir o evento. Segue-se também, de seguida, a transcrição de uma nota de imprensa da agência Lusa.


Geraldes Lino em Divulgando Banda Desenhada (http://divulgandobd.blogspot.pt/):

Na Europa, a banda desenhada tem os seus momentos de notoriedade, em termos de visibilidade enquanto mostra pública, através de eventos denominados Festivais ou Salões de BD, ao passo que nos Estados Unidos da América ela é encaixada nos chamados ComicCon, ou seja, Comic Convention.

É esse conceito, ligeiramente diferente, colocando mais em destaque as componentes espectaculares e comerciais da BD, que é agora importado para o nosso país, dando azo à realização emMatosinhos, mais concretamente na Exponor, da 1ª edição do ComicCon Portugal, que ali vai decorrer nos dias de 6ª feira, Sábado e Domingo, 5, 6 e 7 de Dezembro de 2014.

O programa do evento apresenta-se variado e com muito interesse para abranger públicos diversificados, considerando que além de ter uma componente de diversão e espectáculo jovem como é o caso do cosplay, dá considerável destaque à Banda Desenhada, através da presença de autores de BD, portugueses e estrangeiros.

Nesta vertente, a que interessa fundamentalmente a este bloguista e aos visitantes meus amigos (e não só), poderei citar uns tantos nomes, apenas como exemplo.

Entre os portugueses: André Lima Araújo, Jorge Coelho, Ricardo Venâncio, Ricardo Tércio, Nuno Plati (estes na área "Portugal Internacional"; e noutras áreas, Joana Afonso, Pedro Brito, Rui Lacas, Ricardo Cabral, Nuno Lourenço, Filipe Melo(argumentista).

Nos estrangeiros ressaltam os nomes de Miguelanxo Prado e Juan Cavia, bem conhecidos pessoalmente entre nós; mas bem importantes sãoCarlos Pacheco, Javier Rodriguez, Brian Vaugham(argumentista), Marcos Martin, Pia Guerra, entre outros.

Um aspecto muito interessante tem a ver com o facto de os autores poderem participar, se quiserem (o Jorge Coelho disse-me que será um dos participantes), na venda directa ao público de pranchas originais suas, para o que lhes será facultado espaço individual na secção Artist' Alley.

Uma ideia muitíssimo interessante.

Para os eventuais interessados em estar presentes na 1ª edição deste evento (eu conto estar lá), aqui registo o programa, por copy paste do da organização (claro que para se poder lê-lo é necessário clicar-lhe duas vezes em cima, peço desculpa a quem está farto de saber isto):

_______________________________________________________

NOTA DE IMPRENSA (Lusa):

A primeira Comic Con em Portugal abre hoje, em Matosinhos, e vai contar com múltiplos convidados de áreas que vão do cinema à banda desenhada e à televisão.

A actriz Morena Baccarin ("Homeland" e "Firefly"), Seth Gilliam ("The Walking Dead"), Natalie Dormer (Margaery Tyrell, em "Guerra de Tronos") e vários membros do elenco de "Da Vinci's Demons", como Tom Riley, Blake Ritson e Elliot Cowan, são presenças confirmadas em Matosinhos, a partir de hoje, até ao próximo domingo.

A organização da primeira Comic Con em Portugal tem planos para a continuidade do evento até, pelo menos, 2018, segundo o coordenador da convenção, Paulo Cardoso, que, na apresentação de iniciativa, na passada terça-feira, afirmou que já tinham sido vendidas perto de 20 mil entradas.

Na conferência de imprensa no Cineteatro Constantino Nery, em Matosinhos, Paulo Cardoso, que se considerou o mais cauteloso da organização, em termos de estimativas de visitantes, disse que mantém a expectativa de um número na casa dos 20 mil, para a primeira edição, cumprindo o objectivo expectável para o primeiro ano.

Paulo Cardoso afirmou que o orçamento do evento se trata de um "investimento astronómico", sem querer concretizar valores, mas realçou a organização da Comic Con como algo plurianual e não pontual para 2014.

No campo da banda desenhada, para esta primeira edição, estão confirmadas as presenças do argumentista de "Saga", "Y: The Last Man" e coargumentista de "Perdidos", Brian K. Vaughan, da ilustradora Pia Guerra, além do editor associado da Vertigo, Gregory Lockard, entre muitos outros.

O evento, que encerra no domingo, vai ter ainda um espaço para crianças e várias oficinas.

_______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page