sexta-feira, 8 de maio de 2015

A SEGUNDA MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL NA ANADIA REALIZA-SE ESTE FIM-DE-SEMANA (9 E 10 DE MAIO) – LANÇAMENTO DO PRIMEIRO ÁLBUM DE TEX EM EDIÇÃO PORTUGUESA PELA POLVO

O cartaz, de Stefano Biglia

A SEGUNDA MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL NA ANADIA REALIZA-SE ESTE FIM-DE-SEMANA (9 E 10 DE MAIO)

LANÇAMENTO DO PRIMEIRO ÁLBUM DE TEX EM EDIÇÃO PORTUGUESA PELA POLVO

Editado pela Polvo, o álbum Patagónia com argumento de Mauro Boselli e ilustrado por Pasquale Frisenda terá lançamento na 2ª Mostra do Clube Tex Portugal amanhã, sábado, dia 9 de Maio em Anadia. Trata-se do Albo Speciale Tex nº 23Patagonia, editado pela Sergio Bonelli Editore em Junho de 2009 e em Outubro do mesmo ano pela brasileira Mythos Editora, agora traduzido para português (de Portugal).



Por José Carlos Francisco

Pela primeira vez uma editora portuguesa, a Polvo Editora, chancela editorial de Rui Brito, vai publicar um Tex Gigante genuinamente em português. Lançamento esse que ocorrerá no dia 9 de Maio, em Anadia, durante a 2ª Mostra do Clube Tex Portugal: Patagónia, de Mauro Boselli e Pasquale Frisenda é o volume eleito e o prestigiado desenhador italiano Pasquale Frisenda estará presente no evento texiano para abrilhantar o lançamento deste seu livro que contém uma das mais épicas histórias de Tex feitas nestes 66 anos de vida editorial do Ranger!

A apresentação do livro Patagónia, ocorrerá pelas 15 horas de sábado no auditório do Museu do Vinho Bairrada e contará com a participação de Pasquale Frisenda, Rui Brito, Mário João Marques e José Carlos Francisco, ao que seguir-se-á a venda do livro onde os compradores poderão conseguir um autógrafo do próprio desenhador já que está previsto no programa uma sessão de autógrafos.

O livro que teve tradução de José Carlos Francisco e legendagem de Hugo Jesus, terá um formato de 18,5 x 24,5 cm e uma encadernação brochada: capa mole com badanas de 12,5 cm, impresso num papel de boa qualidade e enriquecido com textos e ilustrações inéditas seleccionadas pelo próprio Pasquale Frisenda.



Stefano Biglia

Pasquale Frisenda

PROGRAMA OFICIAL 
DA 2ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL

Data: 9 de Maio (sábado) e 10 de Maio (Domingo)
Horário: 11h00 – 19h00 horas
Local: Museu do Vinho Bairrada – ANADIA



Entrada: GRATUITA (com direito a entrada gratuita na Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.

Entrada gratuita também para outras duas exposições temporárias relacionadas com a fotografia:

“A arte da tanoaria – os últimos”, de José Fangueiro
"Bairrada, a musa do espumante”, de Pedro Nóbrega

Tema: Esta segunda Mostra do Clube Tex Portugal tem como ponto alto a presença de dois dos mais consagrados desenhadores italianos de banda desenhada: Stefano Biglia e Pasquale Frisenda que vêm expor trabalhos de sua autoria relacionados a Tex:

Stefano Biglia e"Bad Hand" - Uma dezena de pranchas do autor, seleccionadas pelo próprio, pretendem dar, aos visitantes da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal, uma visão geral acerca da colaboração mais recente deste consagrado desenhador italiano para com a Sergio Bonelli Editore.

Poderemos assim ver expostas, em antestreia mundial, pranchas da história ("Bad Hand" é o seu título provisório) ainda em produção e com lançamento previsto apenas para o Verão de 2016.

Pasquale Frisenda e o Tex Gigante Patagónia – Uma dezena de pranchas do autor, seleccionadas também pelo próprio, pretendem dar a conhecer aos visitantes, no seu formato original, algumas da mais belas páginas de uma das mais épicas histórias de Tex e que complementam o lançamento desta obra em Portugal: Patagónia, através da chancela Polvo Editora.

PROGRAMA OFICIAL

Sábado, 9 de Maio

14:30 horas – Inauguração Oficial da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal (Auditório).
15:00 horas – Visita guiada por Pasquale Frisenda e Stefano Biglia às suas exposições
Autógrafos, Conferências, Desenho ao Vivo, Jantar/Tertúlia
16:00 / 17:00 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia.
17:00 / 18:00 horas – Conferência Tex em Portugal, no Brasil e na Itália, com a participação de Pasquale Frisenda, Stefano Biglia, Dorival Vitor Lopes e Carlos Moreira, sob a moderação de Pedro Cleto (Auditório)
18:15 / 19:00 horas – Desenho ao vivo com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia
20:00 horas – Jantar/Tertúlia com a participação de Pasquale Frisenda e Stefano Biglia (Restaurante “Nova Casa dos Leitões”)


Domingo, 10 de Maio

11:00 / 12:00 horas – Aula desenho Tex com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia. A partir dos 12 anos. Inscrições livres.
12:00 / 12:30 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia
14:30 / 15:00 horas – Workshop com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia, moderado por João Miguel Lameiras (Auditório)
15:15 / 16:00 horas – Desenho ao vivo com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia.
16:00 / 16:30 horas – Sessão de autógrafos com Pasquale Frisenda e Stefano Biglia
16:45 / 18:00 horas – Sessão Cinema e BD: Como Tex ninguém jamais (no original: Come Tex nessuno mai), documentário (legendado em português) de Giancarlo Soldi. Com Sergio Bonelli. (Auditório)
18:00 / 18:30 horas – Sessão de autógrafos com Stefano Biglia.
18:30 horas – Festa de Encerramento.

_____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page