quarta-feira, 3 de junho de 2015

REPORTAGEM (2) - O XI FESTIVAL DE BD DE BEJA – EXPOSIÇÕES 1

REPORTAGEM (2)
O XI FESTIVAL DE BD DE BEJA
EXPOSIÇÕES 1 


Iniciamos o percurso pelas exposições do XI Festival de Beja pelo Núcleo Expositivo do Museu Regional, na Rua dos Infantes, depois seguimos para o Teatro Municipal Pax Julia e de seguida para o Museu Regional – Convento da Conceição.

Mas devo deixar aqui uma crítica (ou duas), a questões já referenciadas desde os primeiros Festivais. Compreendo, devido à escassez de verbas, que a organização opte pelos materiais que já tem em armazém para a montagem das exposições. Contudo, seria muito importante que começasse a pensar em alterar o modo de emolduração de originais e a iluminação das exposições. A utilização do vidro nas molduras é contraproducente, devido aos reflexos que produz, mais ainda quando o material exposto está virado para janelas (ver, por exemplo, as fotos da exposição sobre a Café Espacial), ou outras fontes de luz. A profusão de reflexos impede uma leitura correcta dos originais – podemos ver isso nas fotografias que realizámos e… as fotografias retratam exactamente aquilo que o olho humano capta. O ideal seria começar-se a utilizar o acrílico anti-reflexo, sem margem para dúvidas.

Depois há a questão da iluminação, que também é desastrosa, devido aos reflexos que produz. Seria de começar a pensar-se em utilizar a iluminação em led – até porque os gastos em energia eléctrica, com este tipo de iluminação são muito mais reduzidos.

Adiante!

A Rua dos Infantes


Teatro Municipal Pax Julia



Convento da Conceição - Museu Regional de Beja



______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page