terça-feira, 5 de janeiro de 2016

HOJE (05Jan2016) – O 379º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA - CONVIDADA ESPECIAL Sharon Mendes



HOJE (05Jan2016)
O 379º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA

CONVIDADA ESPECIAL
Sharon Mendes





Assino os meus trabalhos apenas com o meu primeiro nome. Nasci em 1992 no Canadá, na cidade de Toronto, mas considero-me mais portuguesa do que estrangeira. Estou a viver em Portugal há 17 anos na zona da Lourinhã. Sou Licenciada em Pintura na Faculdade de Belas-
-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

Comecei a desenhar desde dos 2 anos e nunca mais parei... Hoje posso considerar-me uma completa viciada! O que me motivou a desenhar desde muito cedo foram os filmes de animação da Disney e os livros de Dr. Seuss. Sempre gostei de criar personagens para possíveis histórias e de ilustrar pequenas histórias como meros exercícios, tal como fazer caricaturas de amigos e celebridades. Sou uma pessoa que gosta de desafios e de experimentar coisas novas. Embora tenha tirado uma Licenciatura num curso de Pintura, as várias cadeiras da faculdade (especialmente as optativas) deram a possibilidade de descobrir e explorar outros caminhos e técnicas como a banda desenhada, ilustração, desenho e gravura.
O interesse e a vontade de fazer banda desenhada surgiu relativamente há pouco tempo. Em criança lia muito as Aventuras de Tintim , Asterix, Garfield, Lucky Luke, bem como algumas histórias de super heróis da Marvel, mas nunca tive o “bichinho” de fazer histórias aos quadradinhos. Os autores de que mais gosto e artistas de referência ainda são muito poucos na minha lista, uma vez que “só agora” é que tenho vindo a explorar a BD quer nível Nacional e Internacional.

Currículo:

2012 - Participação no evento/exposição colectiva Abertura Ateliês de Artistas: 3ª edição, na Faculdade Belas-Artes, Lisboa.

2013 – Participação no evento 12 x 12 , Atelier Travessa, Lisboa; Abertura Ateliês de Artistas: 4ª edição, na FBAUL, Lisboa; Arte jovem VII Edição: Interculturalidade, Galeria Municipal Passos do Concelho, em Torres Vedras e ainda na 18º Galeria Aberta, decorrente na Galeria Municipal de Beja, Castelo - Casa do Governador e na Santa Casa da Misericórdia da respectiva cidade - (menção honrosa).

2014 - Participou na Abertura Atelier de Artistas:
7ª edição, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa; 12 x 12, Atelier Travessa, Lisboa; XXVII Salão de Primavera/Prémio Rainha Isabel de Bragança, Galeria do Casino Estoril, Estoril; 7th International Printmaking Biennial of Douro 2014, Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa; Rhinos Are Coming, International Printmaking Exhibition – 2014, Lisboa (Torre de Belém, FBAUL e Goethe Institut), Cape Town, Lodz, e Porto Alegre. Neste ano ilustra o livro juvenil “A Batalha de Pedra”, seguido de “Rafael o Montanhês” do escritor Gabriel Raimundo.

2015 – 12 x 12, Atelier Travessa, Lisboa. Através da Camara Municipal de Lisboa cria a sua primeira exposição individual de gravura designada “Gravar o Imaginado”, na Galeria do Espaço LX Jovem em Lisboa. Publica o seu primeiro livro de banda desenhada “As Aventuras da Família de Craig”.

Apresentação

H-alt



A H-alt é uma revista digital gratuita de BD escrita em português e relacionada com as temáticas de ficção-cientifica, fantasia, realidade/história alternativa.

O objectivo desta publicação é divulgar e incentivar produção de pequenas histórias de BD. Existe também a preocupação que os vários participantes criem histórias em equipa (argumentistas/ guionistas, desenhadores, coloristas), com o propósito de incentivar o trabalho colaborativo.

Outro dos objectivos desta publicação é fomentar o surgimento de jovens talentos não ignorando de todo o caso de autores mais experientes que desejem participar.

O projecto está em constante desenvolvimento tendo sempre em vista a colaboração de vários autores lusófonos. em todo o caso a participação de autores de outra nacionalidade não está de algum modo excluída.

Site da H-alt:
http://h-alt.weebly.com/

Página de facebook da H-alt:
https://www.facebook.com/h.alt.bd

No site da H-alt existe uma secção muito interessante chamada Zoom onde é possível encontrar além de noticias sobre a H-alt também artigos relacionados com BD (entrevistas com autores internacionais conceituados).

http://h-alt.weebly.com/zoom.html

Na secção Álbuns H-alt será possível visualizar trabalhos dos vários colaboradores relacionados com BD ou Ilustração sem que exista obrigatoriedade de um tema específico.

Os álbuns poderão ter uma única história de BD ou serem colectâneas, posteriormente serão publicados nas plataformas ISSUU/ Calaméo com o selo editorial da H-alt. Os direitos de autor serão sempre exclusivos dos mesmos.

Existirá também um esforço de promoção e divulgação dos diversos trabalhos dos autores que irão beneficiar dessa forma da associação com a H-alt.

http://h-alt.weebly.com/aacutelbuns-h-alt.html

___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page