domingo, 8 de maio de 2016

REPORTAGEM – 383º ENCONTRO TERTÚLIA BD DE LISBOA – 3 DE MAIO DE 2016 – CONVIDADO ESPECIAL RICARDO LOPES



REPORTAGEM 
383º ENCONTRO 
TERTÚLIA BD DE LISBOA 
3 DE MAIO DE 2016 
CONVIDADO ESPECIAL RICARDO LOPES 


“Chamo-me Ricardo Lopes, assino como tal, e sou estudante do 5º ano de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Vivo na Amadora, a 10 minutos do actual recinto do AmadoraBD (digamos que foi um capricho do destino) e sou um contador de histórias compulsivo!

Contam-me que comecei a desenhar com um ano e pouco, e nunca mais parei. Sempre foi a minha actividade de tempos livres favorita, e desde novo aproveitava cada segundo e cada espacinho de papel em branco para lhe dedicar toda a minha pessoa. Contudo, foi só aos 14 anos que descobri que, mais que desenhar, adorava contar histórias... Na mesma altura, explodia de popularidade a série de animação “Naruto”, que funcionou para mim como uma introdução à manga japonesa (e a toda a cultura nipónica), vício e fascínio que o tempo só engrandeceu. Olhando em retrospectiva, o desfecho não podia ter sido outro. O bichinho da banda desenhada implantou-se no jovem Ricardo como uma ideia inocente, e foi crescendo cada vez mais até se tornar um sonho de vida.

Sem qualquer formação em artes nem nada que se pareça, aproveitei cada workshop que conseguia descobrir e estudei todos os volumes de manga que a minha carteira conseguia suportar, e pouco a pouco fui aprendendo uma coisa ou duas sobre banda desenhada. Os grandes mestres japoneses tiveram, claro, grande influência, como Hiromu Arakawa (Fullmetal Alchemist), Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (Death Note, Bakuman), Katsuhiro Otomo (Akira) e Tetsuo Hara (Fist of the North Star), mas também autores portugueses, como Carlos Pedro, Filipe Melo e toda a equipa JanKenPon, serviram não só de inspiração como de modelos para o artista que queria (e quero) vir a ser.

Durante muito tempo limitei-me a colocar-me à prova em concursos online, conduzidos por artistas de várias nacionalidades na DeviantArt. Desde 2014 tenho vindo a trabalhar com a Escorpião Azul na minha série de banda desenhada ao estilo manga, Júpiter, que tudo indica será uma série de quatro livros, dois dos quais já publicados (2014 e 2015) e com o terceiro a caminho. Vou ainda participar numa colectânea de histórias de ficção científica, com contribuição de vários autores, a ser publicada em breve. Tenho também vindo a trabalhar na minha página de facebook (facebook.com/ricardolopes.bd) e numa página na DeviantArt ainda em construção (http://ryuujipt.deviantart.com). Para o futuro, espero poder vir a partilhar as inúmeras histórias que ainda não saíram dos meus cadernos de rascunhos. Um dos meus sonhos é vir a ter uma série periódica que seja adaptada para animação!

COMIC JAM

Autores coagidos a participar:

1 - Ricardo Lopes
2 - Sharon Mendes
3 - Rita Telhada
4 - Elisa Relvas
5 - Andreia Rechena
6 - Álvaro

FOTOS
(Álvaro)



















__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page