domingo, 2 de outubro de 2016

338º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA – 4 Outubro 2016 – CONVIDADO ESPECIAL ANDRÉ MORGADO

338º ENCONTRO 
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
4 Outubro 2016

CONVIDADO ESPECIAL 
ANDRÉ MORGADO 


André F. Morgado, professor e argumentista, natural de uma aldeia do distrito da Guarda e residente há largos anos na cidade de Setúbal, tem passado os últimos seis a desenvolver projetos pedagógicos para incentivar o interesse e gosto pela cultura junto do público infanto-juvenil, a par das aulas que continua a leccionar e dos projetos de escrita que se têm vindo a tornar mais sérios.

O mais recente e divulgado trabalho de André insere-se na Banda Desenhada, intitulado A Vida Oculta de Fernando Pessoa, projeto que nasceu numa parceria luso-brasileira e que se encontra em crescente expansão no Brasil e em Portugal.
A este título, refira-se, por exemplo, os mais de 4000 exemplares vendidos; a posição no Top 10 de melhores histórias adaptadas para BD, nos prémios HQ Mix (Brasil) 2016; ou Prémio de Melhor Capa, nos Prémios Central Comic’s 2016.
A esta sua ideia associou-se o brasileiro Alexandre Leoni, com quem, por mais de um ano, trabalhou através da internet e deu corpo ao livro que, em novembro de 2015, seria destaque num dos maiores festivais literários do Brasil. Os dois continuam de pareceria ativa.

Este projeto pessoano, que conta, de forma alternativa, a origem dos heterónimos de Fernando Pessoa, abriu uma caixa de pandora que o autor está pronto para explorar, avizinhando-se, para já, uma curta-metragem de animação em 2017 e outras novidades associadas ao universo por si criado.

Porém, não só desta obra vivem as aspirações de André, encontrando-se, neste momento, a produzir uma nova graphic novel - com uma desenhista brasileira - e que dará os primeiros ares da sua graça no final deste ano. Será, segundo o próprio, algo mais intimista.
André está, ainda, a escrever um argumento para uma outra graphic novel que já tem, segundo o próprio, um outro desenhista à sua espera.

Até hoje, todos os projetos literários que abraçou encontraram o(a) parcerio(a) do lado de lá do Atlântico, mas fundou, já no verão deste ano, uma editora com o seu amigo de longa data Miguel Peres, outro argumentista da praça nacional, com o objetivo de dar resposta àquilo que ambos não encontraram no mercado português.
O Bicho Carpinteiro, nome da editora, conta com a publicação dos dois livros mais recentes dos seus criadores mas existem várias novidades a ganhar forma, semana após semana e, contam, em breve, apresentar ao público algumas informações surpreendentes.

A par das aulas que continua a leccionar em Lisboa, André promete novas ideias colaborativas para estimular a cultura nacional, cá dentro e lá fora.

www.facebook.com/andremorgado.writer/
www.facebook.com/avidaocultadefernandopessoa





___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page