quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

BDpress #473 – Gazeta das Caldas 3 Fevereiro 2017 - Caldas recebe este ano o World Press Cartoon



BDpress #473

Gazeta das Caldas - 3 Fevereiro 2017 
Caldas recebe este ano 
o World Press Cartoon 


O salão mundial de desenho crítico e humor na imprensa, World Press Cartoon (WPC) vai passar a realizar-se nas Caldas da Rainha. A cidade quer transformar-se na capital da caricatura e do humor, sendo o primeiro passo acolher este evento que tem lugar entre o final de Maio e Julho. Este vai custar 180 mil euros à autarquia e ainda vai contar com apoio do Turismo do Centro.

Por Natacha Narciso
Foi assinado na segunda-feira entre a Câmara das Caldas e o cartoonista António, a realização deste evento que atrai a participação de cartoonistas de todo o mundo. Depois de um interregno que teve Iugar em 2016 por falta de condições financeiras, é nas Caldas que este certame passará a sediar-se, depois de passar por Sintra e Cascais. Em Slntra, no ano de 2009 o WPC associou-se à exposição de Bordalo Pinheiro que pertencia à Colecção Berardo.
Nas Caldas, será no CCC que se poderão conhecer os melhores cartoons publicados em 2016 em jornais e revistas com periodicidade regular e de venda ao público em todo o globo. Para Tinta Ferreira (Predidente da Câmara), este evento "vai atrair às Caldas os mais reconhecidos caricaturistas do mundo”.
Por outro lado, o edil referiu também que se pretendia que a cidade “se possa afirmar como a capital da caricatura”. Além da ligação a Bordalo Pinheiro até hoje, Caldas da Rainha passa a contar com a colaboracão de António, um dos principais caricaturistas portugueses contemporâneos para ajudar a fazer do humor, uma aposta para “pôr as Daldas no mapa nacional e internacional”.
Para a vinda do WPC, a autarquia vai investir 180 mil euros (mais IVA), atém do apoio logístico às várias vertentes deste evento. António também está entusiasmado com o regresso do WPC, que distingue os melhores desenhos de humor pubtlcados em 2016 nos vários países do mundo. O primeiro prémio chega aos 10 mil euros.
A gala do evento terá lugar na última semana de Junho ou primeira de Julho e contará com a presença dos vencedores.
Aliar a Caricatura à Cerâmica
“Caldas tem tudo para se tornar na capital do humor”, disse o caricaturista, que está apostado em ajudar a promover a cidade. Além do WPC, estarão associados eventos como exposições, workshops e partilha de experiências entre autores e alunos das escolas.
“A esta grande festa da caricatura poderiam também aliar-se as unidades industriais”, referiu o criador do WPC sugerindo que os desenhos vencedores possam ser transformados em peças de cerâmica.
O cartoonista está ligado às Caldas desde finais dos anos 80, altura em que veio ao Cencal fazer cursos de caricatura em cerâmica. Participou também ern homenagem a Bordalo Pinheiro e a Povinho. Desde há dois anos também está a colaborar com as Faianças Bordalo Pinhetro, na criação dos Figurões, cuja primeira série foi apresentada há dois anos na Assembleia da República.
A segunda série já está em preparação naquela empresa e é da responsabilidade do mesmo autor. Caldas da Rainha, a cidade com maior potencial a nivel nacional no campo do humor, uma vez que a evocação do seu nome em qualquer órgão de informação, produz de imediato um sorriso e isso é intransmissível.

“Em cinco anos eu mudo a imagem desta cidade”, disse António. O cartoonista tem mil ideias de como o humor, o desenho, a caricatura e a cerâmica poderiam conjugar-se para tornar as Caldas mais atractiva. Entre os projectos consta urn futuro museu da caricatura, dado que ainda não existe nenhum em Portugal.


IMAGENS DO ÚLTIMO WORLD PRESS CARTOON
CASCAIS 2015

Os premiados no World Press Cartoon – Cascais 2015
Da esquerda para a direita: Cau Gomez /Brasil, Tchavdar Nikolov /Bulgária,
Shankar Pamarthy /Índia - Grande Prémio 2014, Sunnerberg Constantin /França,
Mohammad Ali Khalaji /Irão, Riber Hansson /Suécia, Dálcio Machado /Brasil e André Carrilho/Portugal

O trabalho vencedor, de André Carrilho:

______________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page