segunda-feira, 8 de maio de 2017

JOSÉ RUY VAI SER EINSTEIN ESTA NOITE NA BIBLIOTECA DA AMADORA

JOSÉ RUY VAI SER EINSTEIN 
ESTA NOITE 
NA BIBLIOTECA DA AMADORA

O que tem a ver Einstein com a banda desenhada? Embora transversalmente, tem a ver pelo seguinte: o autor de BD José Ruy vai participar pela primeira vez num momento teatral. Ou seja, vai corporizar a figura do famoso físico e matemático numa teatralização intitulada Encontros Imaginários.

Sob textos originais de Helder Costa, encenador e dramaturgo, as figuras de Albert Einstein, Calamity Jane e Simon Bolivar vão ser teatralizadas.

Diz o press release:

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe, no próximo dia 8 de Maio, pelas 21h30, mais uma sessão dos ‘Encontros Imaginários na Amadora’, iniciativa dinamizada pela Associação Aappf Passado Presente e Futuro e pelo Teatro Passagem de Nível, e que conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora.

Os Encontros Imaginários na Amadora visam "o confronto de ideias através de personagens marcantes da História da Humanidade", pretendendo debater "o percurso irregular do Conhecimento e da Cultura, na Política, na Arte, na Economia, nas religiões e na Ciência. Uma demonstração pública que a aprendizagem pode ser lúdica, agradável e de dimensão popular. Ser culto sem ser elitista e popular sem ser populista".

Dia 30 de Maio estaremos no Auditório de Alfornelos.

Portanto, convém fixar que a primeira sessão é já no dia 8 de Maio, pelas 21h30, na Biblioteca Fernando Piteira Santos (local onde também funcionam a Bedeteca da Amadora e a Fanzineteca da Amadora), na

Av. Conde Castro Guimarães, 6 - Venteira
2720-119 Amadora

(Entrada livre)


José Ruy
Albert Einstein

Com os meus agradecimentos a Geraldes Lino, que publicou esta notícia  no seu blogue:
_______________________________________________

Quando personagens marcantes da história da humanidade se encontram é inevitável que haja um confronto de ideias.

Libertando-se do peso de uma peça de teatro, os “Encontros Imaginários” são uma tertúlia com personagens que se sentam à conversa sobre temas diversos, tentando provocar o interesse e o prazer do público. Criados em 2011 pelo dramaturgo e encenador Hélder Costa, que os continua a escrever, os “Encontros Imaginários” começaram por ser uma experiência intimista no teatro “A Barraca”, em Lisboa, mas ganharam rapidamente a adesão do público e da sociedade civil. Atualmente já são reproduzidos noutros clubes e associações, nomeadamente em Madrid e Barcelona.

Uma das particularidades destes encontros, que já por si são insólitos, é o facto de as personagens serem interpretadas por figuras públicas que na maior parte das vezes não são atores. Para Hélder Costa, os “Encontros Imaginários” não são apenas divertidos, são uma resposta sã e generosa, com afetividade e sem afetação, de uma sociedade civil que está à procura de um novo espírito coletivo.

Recordemos o texto de apresentação deste Encontro n’A Barraca:

Encontros Imaginários nº 35 - 24 Setembro 2012

Desta vez trazemos à mesa 3 figuras que, a seu modo particular, sempre lutaram pela Liberdade.
Símon Bolívar, o "Libertador" de vários países da América Latina, símbolo maior das lutas anti-colonialistas e anti-imperialistas que continuam a cercar esse continente, Calamity Jane, a americana "mulher da fronteira" do fim do século XIX, batedora, condutora de diligencias, enfermeira, estrêla de saloon e do circo de Buffalo Bill, a mulher que conseguiu ser livre e independente no mundo do FarWest selvagem, e Einstein, a inteligencia criadora que fez avançar o conhecimento humano, socialista e pacifista anti-nazi das primeiras linhas de combate.
Outra noite de prazer para recordar , aprendendo pequenos segredos e detalhes de figuras tão humanas como o público que tem aplaudido e acamaradado com as muitas dezenas de personagens que nos têm visitado.

Simão Bolívar - Sérgio Moras
Calamity Jane - Rita Lello
Albert Einstein - João D'Ávila


_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page