sexta-feira, 9 de junho de 2017

OS MELHORES CARTOONISTAS DO MUNDO JUNTAM-SE AMANHÃ NAS CALDAS


Gazeta das Caldas, 9 de Junho, 2017

OS MELHORES CARTOONISTAS 
DO MUNDO 
JUNTAM-SE AMANHÃ NAS CALDAS

Amanhã, sábado, 10 de Junho, Caldas da Rainha será a capital mundial da caricatura. Às 21h30 inicia-se no CCC a gala da entrega dos prémios do World Press Cartoon (WPC) onde vão ser entregues as maiores distinções aos cartoonistas Fernandes e Baptistão (ambos do Brasil), Gio (Itália), Bonil (Equador), Cost. (França), Kountouris (Grécia), Alireza Pakdel (Irão), Toshow (Sérvia) e Swen (Suíça).

Alguns dos autores vêm um dia ou dois antes da gala e vão visitar a cidade e a região.

O espectáculo da gala será de música e humor com a animação a cargo da banda Begin Big Bang e dos humoristas Elliot e Maria Rueff.

A gala será antecedida pela apresentação dos três novos Figurões concebidos por António e que representam Amália, Fernando Pessoa e Mick Jagger. O vocalista dos Rolling Stones junta-se assim "a duas figuras incontornáveis da cultura portuguesa que tinham que constar desta colecção", disse o organizador à Gazeta das Caldas.

Após o espectáculo será inaugurada a exposição com os melhores cartoons publicados em 2016.

Dela fazem parte 267 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história do ano passado. São olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o que se passa no mundo, com a acutilância do sorriso.

Os cartoons selecionados foram publicados em 168 jornais e revistas de 51 países. Segundo António Antunes, o catálogo da exposição está pronto e vai estar disponível para venda na inauguração. É também através do catálogo "que "levamos" a exposição a outros cartoonistas de todo o mundo", referiu o mentor da iniciativa.

CALDAS COMO CAPITAL DA CARICATURA

Os melhores trabalhos foram escolhidos por um júri composto por António Antunes e Ross Thomson (Reino Unido), Hermenegildo Sábat (Uruguai), Angel Boligán (México), e Zoran Petrovic (Alemanha).

Para o presidente do município caldense, Tinta Ferreira, este evento "vai atrair às Caldas os mais reconhecidos caricaturistas do mundo". O edil referiu também que faz sentido afirmar a cidade "como a capital da caricatura" dada a reconhecida "histórica ligação ao humor e à caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro". Além do apoio da autarquia, este evento, pelo seu valor estratégico, conta também com o patrocínio do Turismo do Centro.

A exposição no CCC vai estar aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 11 de Junho e 10 de Agosto.


_____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page