domingo, 3 de dezembro de 2017

402º ENCONTRO DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 5 de Dezembro 2017

402º ENCONTRO 

DA TERTÚLIA BD DE LISBOA 
5 de Dezembro 2017


BD BORDALO
HISTÓRIAS DOS PARTICIPANTES 
NO 1ª CURSO DE BANDA DESENHADA
 NO MUSEU BORDALO PINHEIRO

O Curso de Banda Desenhada decorreu entre Fevereiro de 2015 a Fevereiro de 2016 no Museu Bordalo Pinheiro. Vários artistas ilustradores e argumentistas foram convidados a participarem na formação, tais como João Mascarenhas, André Oliveira, Daniel Maia, Susana Resende, Rosário Félix, Carlos Silva ou Álvaro. Os formandos eram todos aqueles que queriam conhecer um pouco mais acerca do universo da Banda Desenhada. Pretendiam fugir da trivialidade e das histórias estereotipadas. Muitos nunca tinham tentado a narrativa gráfica mas gostavam de experimentar, alguns já se tinham iniciado nesta área, porém perderam o ânimo e gostariam de o recuperar. As aulas dirigiram-
-se em especial, para os que gostariam de explorar o seu estilo pessoal, de desenvolver um projeto de narrativa gráfica e, acima de tudo, de fazê-lo num ambiente de partilha de ideias e técnicas em convívio com mais autores. Das várias tardes de sábado que passei como docente, no curso de BD ficaram gratas recordações pela cooperação na procura de novas formas de libertar a criatividade e no testar dos limites artísticos. A exploração de áreas de interesse individual, partindo de um projeto de BD trazido pelo aluno, materializou-se no conjunto de histórias que se reúnem nesta publicação.

Penim Loureiro


___________________________________________________

NUNO SARAIVA

Como Ilustrador Editorial, é colaborador em praticamente toda a imprensa escrita portuguesa, com destaque para os semanários O Independente, Expresso, Sol, Público e TimeOut Lisboa. Com Júlio Pinto criou a série em banda desenhada “Filosofia de Ponta”, “Arnaldo o Pós Cataléptico” e “A Guarda Abília”. Autor de “Zé Inocêncio, as Aventuras Extra Ordinárias de Um Falo Barato”. Nos últimos anos publicou com João Miguel Tavares “A Crise Explicada às Crianças” com recente versão Grega na Patakis Publications; ilustrou o livro “Caríssimas 40 canções - Sérgio Godinho e as canções dos outros” na Abysmo; “Isto é um Assalto” com Francisco Louçã e Mariana Mortágua e “Aníbal Milhais - o soldado Milhões”, texto de José Jorge Letria. É Jurado dos Programas de Apoio ao Cinema, na Subprograma de Apoio à Produção, na modalidade de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas – Categoria de Curtas-Metragens de Animação, Subprograma de Apoio à Escrita e ao Desenvolvimento de Obras Cinematográficas e Subprograma de Apoio à coprodução com países de língua portuguesa. Autor das imagens para as FESTAS DE LISBOA’15,’16 e ’17. Tem pintado vários murais em Alfama e Mouraria. Participa na colecção “Sardinha by Bordallo” com a sua Sardinha do Golaço, comemorativa do feito campeão da nossa selecção no Euro 2016. O seu livro “Tudo isto é Fado!”, uma co-produção Sol, CML/EGEAC e o Museu do Fado, foi galardoado com o prémio “Melhor livro de BD 2016” atribuido pelo Festival internacional de BD Amadora. “Fado de Malhoa, o pintor fino da Mouraria”, uma ediçãoo EGEAC e o Museu do Fado é o seu mais recente livro.
Foi um dos vencedores do Programa de atribuição de Bolsas de Criação Literária 2017!


____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page