terça-feira, 17 de julho de 2012

BDpress #357: 17 DE JULHO – HÁ 80 ANOS NASCIA QUINO O PAI DA MAFALDA – E ONTEM MORREU JON LORD O AUTOR DO MÍTICO SMOKE ON THE WATER DOS DEEP PURPLE



17 DE JULHO
HÁ 80 ANOS NASCIA QUINO O PAI DA MAFALDA
E ONTEM MORREU JON LORD O AUTOR DO MÍTICO SMOKE ON THE WATER DOS DEEP PURPLE

Se Quino, inventor da Mafalda, tem tudo a ver com a História da Banda Desenhada, Jon Lord não tem nada com isso! E só aparece aqui a notícia da sua morte porque foi, para mim, um dos grandes músicos do rock, criador de coisas que me acompanharam desde os meus 16 anos, até hoje, como Smoke on the Wather ou o Concerto for Group and Orchestra, por exemplo, de que ficam no final deste post dois vídeos em singela homenagem.

PÚBLICO online, 17 Julho 2012 

NASCE QUINO, O CARTONISTA ‘PAI’ DE MAFALDA 


Por Joana Teles 

Hoje é dia de recordar Joaquín Salvador Lavado Tejón, argentino conhecido no mundo das Artes como Quino, autor de uma personagem de banda desenhada que fica na história e no imaginário de crianças, hoje adultas. Mafalda, a menina que odiava sopa, canta os parabéns a Quino.

Quino nasceu no dia 17 de julho de 1932, na Argentina, foi um pensador, historiador gráfico e criador de banda desenhada, desde cedo ganhou a alcunha de “Quino” – nome pelo qual foi ‘rebatizado’ pela família, para diferenciá-lo do tio homónimo, responsável por este gosto pela arte.

A infância de Quino é marcada pela tragédia, com a morte da mãe, quando tinha apenas 13 anos. Aos 16, perde o pai e fica órfão, sendo obrigado a abandonar a Faculdade de Belas Artes. Tenta ganhar a vida como autor de banda desenhada e desde cedo começa a vender os seus trabalhos: um anúncio de uma loja de seda.

Cumpre serviço militar e instala-se em Buenos Aires, com muita dificuldade económica, mas consegue sucesso profissional, conseguindo páginas de humor em diversas editoras e jornais. Faz uma incursão pelo mundo da publicidade e publica coleções no livro ‘Mundo Quino’, em 1963.

Cria então a primeira história de Mafalda, publicada no Leoplán, primeiro, e no semanário Front Page, de forma regular. A sua personagem trespassa fronteiras, chegando a Portugal, Itália e Espanha (onde a censura força-o a rotulá-la como "conteúdo para adultos"), entre outros países.

Depois de por um fim à Mafalda a 25 de junho de 1973, segundo o próprio por falta de ideias, Quino muda-se para Milão, onde continuou a fazer as páginas de humor. Em 2008, é homenageado em Buenos Aires, por ação do Museu de Desenho e Ilustração e pela empresa Subway, que realiza dois murais com aquela personagem.

Em 2009, uma peça original de Mafalda, realizada para o jornal El Mundo, de Buenos Aires, homenageia um dos mais importantes criadores de humor gráfico na Argentina.

A personagem mais famosa de Quino é Mafalda, publicada entre os anos 1954 e 1983. Mafalda, que odiava sopa, questionava os problemas políticos e até científicos que afligiam sua alma infantil. Paralelamente, lançava uma reflexão sobre o conflito que as pessoas da época enfrentavam, com a mudança dos costumes introdução da tecnologia no quotidiano. Apesar de ter sido interrompida em meados de 1970, Mafalda possui fãs por todo o mundo, sendo a expressão da celebridade de Quino, um dos maiores cartonistas do mundo. 





Mensagem e ilustrações enviadas por Manuel Freire como comentário a este post:

Hoje, 17 de Julho, o pai da Mafalda completa 80 anos!

"Que importam os anos? O que importa mesmo é comprovar que afinal de contas a melhor idade da vida é estar vivo." (Quino)





____________________________________________________________

MORREU JON LORD, ANTIGO TECLISTA DOS DEEP PURPLE AOS 71 ANOS 

PÚBLICO online, 16 Julho 2012 


O músico de rock britânico Jonathan Douglas "Jon" Lord, mais conhecido como Jon Lord, (Leicester, 9 de junho de 1941 — Londres, 16 de julho de 2012) antigo teclista da banda Deep Purple, morreu nesta segunda-feira aos 71 anos. Uma declaração colocada na sua página na Internet refere que sofreu uma embolia pulmonar, após uma longa batalha contra um cancro no pâncreas.

Natural de Leicester, Lord foi co-autor de alguns dos mais emblemáticos êxitos dos Deep Purple, incluindo Smoke on the Water, e mais tarde manteve uma carreira a solo, após a sua saída da banda em 2002. A declaração publicada no site refere que morreu “rodeado pela sua família”.

Com uma longa carreira dedicada à música, Lord também fez parte dos Whitesnake. A sua morte após uma luta contra o cancro iniciada em Agosto do ano passado suscitou diversas reacções nas redes sociais. Tom Morello, estrela da banda Rage Against the Magine, dedicou-lhe uma mensagem no Twitter: “Que o grande John Lord, teclista incontornável dos Deep Purple, repouse em paz”. E Rick Wakeman, antigo teclista dos Yes sublinhou que é um grande admirador de Jon Lord. “Tínhamos previsto escrever e registar um álbum antes de ele ficar doente. A sua contribuição para a música e o rock clássico é imensa, ele irá fazer-me uma falta terrível.”

Co-fundador dos Deep Purple, em 1968, Jon Lord foi influenciado pela música clássica e o jazz, mas era com uma atitude rockeira que se sentava às teclas e que ajudou os Deep Purple a tornarem-se pioneiros do rock progressivo. Formado em teatro, poderia ter seguido uma carreira de actor mas começou a tocar em bares no Reino Unido. Os Deep Purple acabam por nascer quando Lord conhece o guitarrista Ritchie Blackmore e os dois fundam uma banda.

Lord manteve-se nos Deep Purple até 2002. A banda vendeu até hoje 150 milhões de álbuns em todo o mundo.

 SMOKE ON THE WATER – Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria). Clique em cima da imagem para assistir ao vídeo.

DEEP PURPLE & THE ROYAL PHILHARMONIC ORCHESTRA - CONCERTO FOR GROUP AND ORCHESTRA ao vivo no Royal Albert Hall 1969! Composto por Jon Lord! [3º Movimento Vivace - Presto] Parte 2 -  Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria). Clique em cima da imagem para assistir ao vídeo - OUVIR COM O SOM NO MÁXIMO!!!.

__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page